Quedas e acidentes na terceira idade: como prevenir?

Os acidentes na terceira idade ficam mais comuns com o passar dos anos. Entre as causas, estão a fragilidade muscular, as doenças (como o Alzheimer), o uso de medicamentos e a diminuição progressiva dos reflexos e da agilidade.O fato de essas ocorrências serem frequentes, entretanto, não as tornam menos perigosas. Pelo contrário! As quedas em idosos podem ter consequências temporárias ou permanentes, desde lesões até risco aumentado de morte. Por isso, é essencial saber como evitar intercorrências.A família tem um papel de destaque. Então veja como prevenir quedas e acidentes de idosos e amplie o cuidado com a saúde nessa época da vida!

Adapte os ambientes para garantir mais segurança

A atenção com a segurança dos idosos começa em casa, o que exige algumas adaptações na moradia. Independentemente se o idoso morar sozinho ou com outros membros da família, as mudanças certas são fundamentais para a proteção.Uma das medidas envolve a instalação de barras metálicas de apoio, principalmente no banheiro. Elas servem para dar sustentação completa, evitando quedas e perdas de equilíbrio.Ainda no banheiro, vale considerar a instalação de um assento sanitário elevado e com suporte lateral. Se o piso for escorregadio, é preciso utilizar elementos antiderrapantes.Outras mudanças também são necessárias, como:
  • retirar tapetes;
  • usar móveis fixos e resistentes para o caso de o idoso se apoiar;
  • melhorar a iluminação e até incluir luzes com sensores de presença;
  • instalar telas e dispositivos de segurança nas janelas e em sacadas;
  • eliminar a bagunça e evitar objetos que atrapalhem a circulação;
  • usar ganchos que ajudam a manter as portas constantemente abertas;
  • deixar os itens mais usados sempre ao alcance do idoso;
  • escolher eletrodomésticos com dispositivos de segurança e travas.
O ideal é conhecer como é a residência e entender onde estão os potenciais focos de problema. A partir daí, é possível realizar pequenas reformas ou mudanças, em busca de mais segurança para idosos.

Reforce os cuidados com escadas e desníveis

É comum existirem desníveis e escadas tanto dentro quanto fora do lar. O problema é que pessoas na terceira idade podem ter mais dificuldade para se movimentar nesses espaços. Portanto, é preciso reforçar os cuidados.Para prevenir acidentes, toda escada deve ter um corrimão firme para dar a sustentação necessária. Também é importante melhorar a iluminação e até aumentar o contraste entre um degrau e o próximo. Isso evita tropeços ou quedas maiores.Em relação aos desníveis, eles não devem ser muito altos, pois geram a necessidade de realizar esforço excessivo. Ao mesmo tempo, têm que ser facilmente identificados, de modo a prevenir acidentes causados por desatenção.Se for viável, vale a pena considerar diminuir a exposição a esse tipo de estrutura. Se uma residência tiver dois andares, por exemplo, o indicado seria que o idoso usasse, majoritariamente, a região de baixo. Assim, há menos riscos atrelados ao cotidiano.

Tenha cuidado com as roupas e os calçados do idoso

Para prevenir acidentes na terceira idade, as escolhas de vestuário têm que receber atenção extra. Afinal, certas peças aumentam o risco de acidentes e, portanto, devem ser evitadas.O recomendado é que o idoso utilize calçados firmes, confortáveis e anatômicos, mesmo dentro de casa. Andar descalço, com um chinelo leve ou de meia torna a marcha menos segura.Quanto às roupas, elas precisam ter o comprimento certo e não devem apresentar detalhes que possam atrapalhar. Uma calça muito grande ou larga, por exemplo, pode embolar e levar à perda de equilíbrio. Já uma tira solta pode enroscar nas pernas, na bengala ou no andador.

Estimule a movimentação no dia a dia

Quando um idoso não se mexe o suficiente, a saúde é negativamente impactada. Entre as consequências, há a perda de tônus muscular e ocorre o aumento dos riscos de quedas.Por isso, o ideal é estimular o idoso a se manter em movimento no cotidiano. O simples hábito de caminhar pela residência já pode ajudar a melhorar a circulação e o funcionamento geral dos sistemas.No caso de o idoso sair de casa, é preciso ter atenção com calçadas desniveladas ou ambientes com pouca acessibilidade, por exemplo. Quando possível, acompanhar o idoso auxilia a aumentar o nível geral de proteção.

Tenha atenção com as condições de saúde e as medicações

Como visto, problemas de saúde e mesmo o uso combinado de remédios podem ser fatores de risco para quedas e acidentes na terceira idade. Portanto, é preciso redobrar os cuidados em relação ao acompanhamento de saúde.O ideal é que o idoso faça visitas regulares ao seu médico, de modo a relatar qualquer incômodo ou sintoma. Por exemplo, vertigem ou falta de equilíbrio. Se a pessoa tiver alguma condição crônica ou degenerativa, o acompanhamento também permite manejar os impactos.Na prática, tudo isso faz diferença para que o cotidiano seja mais tranquilo e seguro. Consequentemente, com menos riscos em relação a quedas.

Busque o apoio de um fisioterapeuta gerontológico

O suporte de profissionais ligados à saúde de idosos é determinante para o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade. Com as orientações adequadas, também é possível prevenir acidentes e as suas consequências.Nesse sentido, vale a pena buscar um fisioterapeuta gerontológico. Afinal, a fisioterapia ajuda na prevenção de quedas e na recuperação de agilidade, força e equilíbrio.Para os idosos que já apresentam alguma dificuldade de locomoção, ela é ainda mais importante. Os exercícios ajudam a preservar, aumentar ou reabilitar a força muscular e a coordenação motora. Entre os que são comumente indicados, estão:
  • tai-chi-chuan;
  • alongamentos diários;
  • exercícios passivos e ativos;
  • caminhadas rápidas, e
  • musculação.
Os exercícios na água, na chamada hidroterapia, são igualmente importantes. Afinal, oferecem os benefícios das atividades, mas sem sobrecarregar os músculos e as articulações.Em relação à prevenção de quedas e acidentes na terceira idade, o profissional ainda ajuda ao oferecer orientações específicas para os familiares e cuidadores diretos. Também pode recomendar os dispositivos de segurança ideais, que são úteis para reduzir os riscos.As quedas e os acidentes na terceira idade podem ser evitados com medidas que envolvem o lar, o dia a dia e o cuidado com a saúde. Ao adotar tais orientações, é possível aumentar a segurança do idoso para que ele tenha mais qualidade de vida!Estas informações foram úteis? Ajude mais pessoas a manterem a segurança no cotidiano! Compartilhe o post em suas redes sociais!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *