Família, Natal e o Idoso: amor e cuidado para remédios contra a solidão

Para muita gente, a época do Natal é ideal para reunir a família. No entanto, com a formação de novas famílias, pode acontecer de os idosos serem deixados de lado. Então, quando o assunto envolve o Natal do idoso, é comum que inclua a sensação de solidão e abandono.Nesse caso, o amor e a presença são os melhores remédios para lidar com a situação. Com carinho e empatia quanto aos sentimentos dos idosos, é possível garantir que o período seja repleto de boas sensações.Na sequência, veja como usar o amor e o cuidado para criar um Natal especial!

Como o fim de ano se relaciona à depressão em idosos?

O último mês do ano costuma ser marcado por reflexões para adultos e idosos. Com o encerramento de um novo ciclo, é natural pensar em tudo o que passou e o que se deseja ter no próximo ano.Embora as festas dessa época sejam conhecidas pela alegria e animação, o período também pode trazer outros tipos de sentimentos. Na verdade, não é incomum que algumas pessoas se sintam tristes, solitárias e mesmo deprimidas. Em idosos, é algo bem recorrente.A sensação é frequente por uma série de fatores. Muitas vezes, os filhos e netos estão distantes e, por diversos motivos, não retornam para ver o idoso. Além disso, não é raro que o cônjuge tenha falecido, o que deixa a pessoa idosa especialmente isolada.Entre quem vive em instituições de longa permanência, há o natal solidário dos idosos, mas nem sempre é suficiente para aplacar a saudade de estar em família. Então, na prática, muitos se sentem desanimados e deixados de lado durante as festas.

Por que estar junto do idoso no Natal?

Apesar de essa época estar relacionada à sensação de solidão para idosos, a boa notícia é que é possível reverter o quadro. A ligação entre família e idoso é essencial no momento, assim como durante todo o ano.Na prática, o melhor a se fazer é estar junto dos idosos. É bem verdade que o cotidiano é atribulado e outros planos podem se destacar. No entanto, lembre-se de que o idoso sente a falta da família reunida e do contato próximo.Na maioria das famílias, as festas de final de ano estão entre os únicos momentos em que é possível conciliar a agenda de todos. Portanto, faz sentido que os entes queridos realizem um esforço consciente para que estejam juntos à pessoa idosa nessa época.Isso poderá melhorar o estado de espírito de quem recebe a visita, afastando a sensação de tristeza, desânimo e abandono. Também é uma forma de demonstrar bons sentimentos e de a família oferecer acolhimento aos idosos.Dependendo da situação, é algo que pode mudar drasticamente (e para melhor) o comportamento do idoso e deixá-lo disposto, sociável e até mais saudável. Para a família, há a sensação de reencontro, de união e de satisfação. Portanto, todos podem sair ganhando.

Como tornar o Natal do idoso mais especial?

Depois de decidir estar presente, vale a pena pensar em como criar um Natal com idosos que seja inesquecível. Essa é uma maneira de aproveitar ao máximo o período e de conquistar bons resultados com o contato.Pensando nisso, veja algumas dicas para deixar o Natal do idoso na família ainda mais especial!

Prepare uma ceia em família

Na época de confraternizações, as ceias fazem parte da realidade de muitas famílias. Mesmo que, individualmente, não seja a forma como você comemora o Natal, vale a pena considerar a ideia para juntar todos ao redor do idoso.Cada participante pode contribuir com um prato, por exemplo. Já a pessoa idosa pode dar dicas e receitas ou mesmo ajudar no preparo, dependendo do seu grau de autonomia. Desde a elaboração da ceia até o momento de aproveitá-la, é possível criar memórias felizes e integrar o idoso.

Traga memórias e tradições familiares

Para tornar a festa de Natal dos idosos ainda mais emocionante e especial, há a oportunidade de investir nas memórias. Contar histórias que todos viveram juntos é uma ótima forma de se lembrar de bons momentos. A prática pode aproximar também novos participantes da família.Também é válido resgatar ou mesmo criar tradições familiares. Tudo isso traz uma sensação de proximidade para o idoso, combatendo a solidão.Ainda que a pessoa idosa tenha alguma doença degenerativa que afete a memória, como o Alzheimer, é possível realizar esse tipo de atividade. Você pode usar das coisas que ela se lembra ou reviver situações para que ela possa se sentir integrada à família.

Inclua o idoso nas atividades

É importante não tratar o idoso como sendo invisível, especialmente no Natal. Para evitar que isso aconteça, o melhor é agir para integrá-lo completamente às atividades e à festa.Não é porque ele não conhece as músicas mais recentes que não pode ouvir e dançar junto, por exemplo. Se for fazer alguma atividade diferente, pergunte se o idoso quer participar.Também é adequado não fazê-lo ir dormir contra a própria vontade ou simplesmente assumir que ele não quer participar de algo. Perguntar, envolver e incluir são as chaves para os momentos serem inesquecíveis.

Demonstre amor pelo idoso

O amor é o melhor remédio contra a solidão e a tristeza, ainda mais nessa época do ano. Então, vale a pena dá-lo de presente, sem moderação. Não é preciso muito para atingir o objetivo. Comprar um presente ou dar um cartão são gestos tradicionais e que podem expressar diversos sentimentos.No entanto, não são as únicas alternativas. Às vezes, o simples fato de sentar para uma conversa, dando máxima atenção ao idoso, já demonstra amor. Ter paciência, compreensão e empatia quanto ao envelhecimento também tem esse efeito.É claro que falar sobre como a pessoa é especial ou como você gosta de estar por perto não fica de fora. Diante das alternativas, é só escolher como deseja demonstrar o seu carinho — desde um abraço a assistir a um filme juntos, o importante é estar por perto.Compartilhar bons momentos com o idoso no Natal pode ser a melhor coisa que você fará para evitar que ele se sinta solitário e abandonado. Como você viu, é possível obter efeitos positivos até mesmo sobre a saúde dele!Tem alguma sugestão do que fazer nessa época do ano? Deixe o seu comentário e participe!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *