Inclusão: 4 dicas para incluir o idoso nas festas de fim de ano!

Comemorar as festas de final de ano junto aos idosos evita que eles se sintam solitários ou deixados de lado, além de aproximar o relacionamento. No entanto, para pensar na celebração em conjunto, é essencial saber como realizar a inclusão do idoso.Ela é importante porque fortalece os laços emocionais, ajuda a pessoa idosa a ficar mais sociável e até aumenta a sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, garante a criação de memórias emocionais e faz bem o ano inteiro.Então, para aproveitar todos esses pontos, veja 4 dicas sobre como fazer a inclusão do idoso nas festas de fim de ano!

1. Peça a opinião da pessoa idosa sobre a comemoração

Ouvir o que o idoso tem a dizer é uma das principais formas de incluí-la em seu cotidiano — e isso não é diferente no fim de ano. Portanto, vale a pena perguntar o que o idoso acha sobre diferentes pontos.Antes de marcar uma viagem para celebrar em outra cidade, pergunte se ele ficaria confortável. Ao preparar a ceia, saiba o que ele gostaria de ver na mesa e se tem alguma dica de cozinha. Pergunte também sobre as músicas que gosta e sobre detalhes da árvore de Natal ou da lista de convidados.

2. Pense em atividades para os idosos

A inclusão do idoso nas festas depende, ainda, do quanto ele poderá participar do que foi planejado. O convite para o momento especial não será o mesmo se não existir nada do seu interesse ou que ele possa realizar.Portanto, é interessante pensar em atividades especificamente voltadas para a pessoa idosa e que todos possam fazer juntos. Assistir a um filme, contar histórias ou mesmo ver fotos antigas são exemplos de tarefas que podem ser repletas de significado.

3. Passe um tempo de qualidade com ele

No Natal, um dos maiores presentes que se pode dar para o idoso não tem nada de material. Trata-se do tempo de qualidade dedicado a quem já tem mais idade.Especialmente se o idoso passar a maior parte do tempo sozinho ou sem tanta companhia, é muito provável que ele sinta falta do contato social. Então dedicar a sua atenção a ele faz a diferença.Vale se sentar ao lado da pessoa idosa e conversar sobre o que ela mais gosta. Ouça suas histórias, demonstre interesse e mostre como você deseja estar junto.

4. Cuide do bem-estar dos idosos no Natal

Na festa de fim de ano, não basta que o idoso esteja lá, sentado em uma cadeira ou no sofá. A participação e a integração envolve, entre outras coisas, a sensação de satisfação e conforto.Desse modo, é preciso que a família e o idoso busquem, juntos, a melhor experiência. É por isso que é importante conferir como a pessoa idosa está se sentindo, se está cansada, se deu atenção à alimentação e assim por diante.O cuidado periódico demonstra que a família se importa e impede que o idoso se canse demais. Como consequência, a celebração será positiva para todos.Viu como realizar a inclusão do idoso nas festas de fim de ano é mais fácil do que parece? Com atenção e acolhimento, é possível tornar esse momento ainda mais especial e produzir novas memórias!Para ajudar outras famílias, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *