4 Dicas para aumentar a imunidade do público 60+

Os cuidados com a saúde são fundamentais na rotina de quem tem mais de 60 anos. Em momentos desafiadores – como na pandemia do coronavírus, o tema recebe maior atenção. Mas, por que é tão importante buscar aumentar a imunidade do idoso?Primeiro, você precisa compreender o papel que a imunidade desempenha em nossa saúde. O sistema imunológico tem o objetivo de lutar para proteger o corpo de infecções. E um ponto relevante está no fato de que o envelhecimento altera esse sistema.Por isso, os idosos têm uma maior fragilidade a doenças – e se torna importante cuidar mais ainda da imunidade. Se esse é o seu desafio atual – pessoal ou relacionado a familiares acima de 60 anos, aqui você encontrará quatro dicas centrais para aumentar a imunidade.Confira!
  1. Cuide da alimentação
A alimentação é uma grande aliada do público 60+ quando se fala em saúde e imunidade. Por isso, mantenha uma dieta balanceada. O ideal é ter uma rotina que inclua no cardápio vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e proteínas.Você pode encontrá-las nas frutas, legumes, temperos, carnes e peixes. Elas ajudam contra vírus e bactérias, são anti-inflamatórias e auxiliam na saúde intestinal. Logo, são ótimos aliados da sua qualidade e propósito de vida.O objetivo de uma alimentação saudável é evitar (ou consumir com moderação) produtos como: farinha refinada, açúcar, sal, refrigerante, processados, corantes, conservantes, etc. Eles aumentam o risco de problemas de saúde e afetam o sistema imune.
  1. Hidrate-se
Os idosos têm um risco maior de desidratação. Por isso, não se esqueça dela! A ingestão adequada de água é essencial para melhorar a resistência física, retirar as impurezas do organismo e prevenir doenças.Dessa forma, ela contribui significativamente para aumentar a imunidade. É fundamental ingerir líquidos constantemente, mesmo antes de sentir sede. A quantidade ideal pode ser avaliada individualmente, de acordo com o peso, por um profissional que atenda o idoso.Quem inclui exercícios físicos na rotina deve ter ainda mais atenção. Reidrate-se mais frequentemente – sem exagerar, mas também sem jamais deixar a água de lado.
  1. Evite o estresse
Você sabia que notícias ruins, preocupação em excesso e ansiedade deixam o organismo mais vulnerável e baixam a imunidade? Isso porque o estresse libera hormônios que bloqueiam as células de defesa, e faz com que elas trabalhem menos – facilitando o aparecimento de doenças.Portanto, não se esqueça que a saúde mental merece atenção. Ainda, pessoas com mais de 60 anos podem ter uma tendência maior à depressão e aos sofrimentos relacionados à solidão. Para fortalecer a saúde, é importante buscar estratégias de controle do estresse.Uma dica é procurar fazer atividades que acalmem e divirtam. Alguns exemplos são: fazer práticas manuais – como artesanatos e crochê, ler, ver filmes, ampliar o seu ciclo social, distrair-se. Não deixe de sorrir e conversar com as pessoas que ama – mesmo que à distância.
  1. Pratique exercícios regularmente
Ao passar dos 60 anos, o corpo fica mais vulnerável e é preciso se cuidar para prevenir doenças. Evitar o sedentarismo melhora a saúde e a prática regular de exercícios promove uma melhora significativa no sistema imunológico. Mas cuidado com excessos.Procure orientação médica e faça uma atividade que lhe dê prazer. Você pode caminhar em praças ou mesmo fazer exercícios em casa. Os alongamentos são excelentes opções para contribuir com o condicionamento físico, bem-estar e disposição.Seguindo todas essas dicas, é possível começar a trabalhar para aumentar a imunidade e ter mais qualidade de vida.Por fim, lembre-se que os cuidados do público 60+ devem ser constantes. Afinal, quem não deseja uma rotina saudável e feliz durante toda a vida, não é mesmo?Então coloque estas orientações em prática agora mesmo para melhorar a saúde e evitar doenças! E, para acompanhar mais conteúdos como este, adicione o blog do Geridades aos seus sites favoritos!Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *