7 Motivos para aprender a cuidar melhor do público 60+

Você já parou para pensar na importância de aprender a cuidar do público 60+, isto é, de pessoas acima de 60 anos? Seja você um profissional da saúde ou alguém que tenha idosos na família, saiba que aprender a cuidar de maneira adequada deste público é uma tarefa que você não deveria negligenciar.

Afinal, conforme a sociedade se transforma, as habilidades relacionadas ao cuidado de pessoas com idade mais avançada são cada vez mais valorizadas. E todos aqueles que têm contato com este público devem estar preparados para dar a atenção necessária que estas pessoas merecem.

Por isso, neste artigo, separamos 7 motivos para aprender a cuidar melhor do público 60+. Continue a leitura e entenda por que você deve saber lidar com estas pessoas, seja você um cuidador, fisioterapeuta ou até mesmo um familiar disposto a fazer o seu melhor em prol do seu ente querido.

Acompanhe!

1. Conhecimento valorizado hoje e no futuro

Se você acompanha as notícias, deve saber que a população está envelhecendo. E isso não está acontecendo somente na Europa, mas em diversos outros países, de todos os continentes – incluindo o Brasil.

Segundo pesquisa do IBGE, 1 a cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos no país em 2060. E não para por aí: de acordo com os dados, haverá mais idosos do que crianças vivendo no Brasil a partir de 2039. São dados impressionantes, não é mesmo?

É exatamente por esse motivo que profissionais da saúde com foco no público 60+ têm sido cada vez mais valorizados. E a tendência é que haja uma procura ainda maior por fisioterapeutas que atuam na gerontologia.

Por isso, tenha em mente que os conhecimentos em fisioterapia gerontológica podem proporcionar excelentes oportunidades profissionais aos fisioterapeutas.

Além disso, é esse conhecimento especializado que oferecerá ao paciente e aos familiares a tranquilidade de ter um profissional preparado para atender de maneira adequada às necessidades de pessoas com mais de 60 anos.

2. Proporcionar uma melhor qualidade de vida

Pode não parecer, mas os benefícios do atendimento especializado para o bem-estar nessa idade são diversos e não ficam apenas restritos à condição física.

É muito comum ver idosos serem “esquecidos” pela falta de tempo da família – o que pode resultar em inúmeros problemas, físicos e psicológicos, a este público.

Logo, quem conta com o apoio e a atenção dos familiares e de profissionais com o conhecimento adequado para lidar com a saúde dos mais velhos acaba tendo maior disposição e menores chances de desenvolver ou agravar doenças.

Ganha-se em qualidade de vida e bem estar!

3. Cuidar de um idoso não é tarefa simples

Para aqueles que não estão acostumados, cuidar de um idoso pode parecer uma tarefa simples e sem a necessidade de grandes conhecimentos sobre o assunto. Mas, se você já tentou cuidar de um idoso sozinho, certamente sabe que esta não é uma tarefa fácil.

Profissionais e familiares que convivem diariamente e oferecem cuidados ao público 60+ sabem muito bem dos desafios de oferecer a ele qualidade de vida adequada. E, sem experiência ou conhecimentos apropriados para atender suas necessidades, você pode prejudicar este paciente ao invés de ajudá-lo.

Por isso, capacitar-se para lidar com esta tarefa da melhor maneira possível – ajudando quem está sendo cuidado e a você mesmo – é sempre a melhor opção.

4. Ajudar na longevidade do público 60+

Como você pretende estar depois dos 60 anos? Muito provavelmente você se imagina saudável, vivendo bem e com expectativa de viver por muito tempo, correto?

Então saiba que os mais velhos nos dias atuais também pretendem estar dessa mesma maneira no futuro. E isso tem muito a ver com o estilo de vida que se leva.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a longevidade de uma pessoa depende apenas 30% da genética. Ou seja, para viver mais e melhor, o que influencia em maior peso é o estilo de vida que a pessoa leva e como cuida da própria saúde.

Isso significa que é importante ter, desde cedo, uma rotina saudável. Por isso, é essencial contar com profissionais capacitados que possam contribuir para manter hábitos saudáveis.

O fisioterapeuta atua na prevenção e reabilitação, com o objetivo de promover a independência funcional do idoso para as tarefas básicas de vida diária, com o propósito de minimizar os efeitos das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, contribuindo, assim, na melhora da qualidade de vida.

E, na terceira idade, ter alguém capacitado, que possa ajudar os mais velhos a continuarem a viver bem é a melhor maneira de manter a longevidade e uma vida satisfatória nesta fase da vida.

5. Auxílio à família dos pacientes

Em muitas situações, a família pode acabar não sabendo o que fazer e como agir para ajudar o familiar que tem mais de 60 anos. Mesmo com as melhores intenções, os familiares podem não conseguir atender adequadamente às necessidades desse ente querido.

Nesses momentos, os profissionais da gerontologia acabam sendo “uma luz” às famílias, proporcionando além dos cuidados profissionais, paz, tranquilidade e sensação de alívio ao próprio idoso – que se sente assistido e mais seguro.

O mesmo acontece quando os próprios familiares decidem se especializar e aprender a lidar com o público 60+ da forma correta. Nesta corrida pelo aprendizado, todos são vitoriosos!

6. Diversas oportunidades profissionais

Dentro das diversas áreas da saúde, é possível encontrar especializações voltadas para o público 60+. No entanto, saiba que existem muitos outros “nichos” mais especializados ainda para cuidar destas pessoas. E você pode – e deve – conhecê-los se atuar na área.

Por exemplo, dentro do segmento de fisioterapia gerontológica, o profissional poderá encontrar segmentos como: fisioterapia para o público 60+ com Alzheimer e até práticas fisioterápicas em grupo. Essas são apenas algumas oportunidades dentro deste segmento.

Além disso, profissionais de diversas áreas podem aprender a lidar e cuidar do público 60+, a fim de atendê-lo sempre de maneira adequada. No caso do fisioterapeuta, é possível, por exemplo, focar nas avaliações interdisciplinar, fisioterapêutica e do estado funcional do idoso ou até mesmo na prescrição de exercícios fisioterapêuticos.

Lembre-se que profissionais com conhecimentos no cuidado do público 60+ são e serão ainda muito requisitados no futuro. Por isso, tornar-se um profissional especializado no atendimento a este público poderá lhe gerar inúmeras oportunidades de trabalho.

7. O conhecimento é acessível a todos

Todo fisioterapeuta, enfermeiro ou qualquer outro profissional que lida com o público 60+ precisa se qualificar para exercer suas atividades. No entanto, não basta apenas se certificar e começar a trabalhar.

A área da saúde se modifica constantemente e sofre tanto com mudanças tecnológicas quanto da sociedade como um todo. Por isso, é essencial se atualizar sempre que possível.

Procure por cursos e treinamentos específicos para ser um profissional mais capacitado e compreender melhor a área da gerontologia. A boa notícia é que é possível se capacitar de diversas maneiras, com investimentos que cabem tanto no bolso dos profissionais experientes quanto de estudantes e iniciantes na carreira.

O mesmo vale para qualquer pessoa que deseje se qualificar para lidar melhor com a população idosa – mesmo aquelas que não atuem na área da saúde. Tenha sempre em mente que, quanto mais você se preparar, maiores as chances de fazer um bom trabalho junto às pessoas com mais de 60 anos!

Capacite-se!

Cuidar do público 60+ exige diversos conhecimentos específicos. Envolve o entendimento de diferentes aspectos, como saúde física, psicológica, processo de envelhecimento, alimentação ideal, e outros.

E profissionais e pessoas que cuidem deste público adequadamente são e serão cada vez mais requisitados. Por isso, este é o momento certo para buscar conhecimento nesta área.

E, se você já lida com idosos no seu dia a dia, vale lembrar da importância da atualização e aprimoramento do conhecimento – que deve ser uma busca constante.

Portanto, capacite-se agora mesmo e aprenda a cuidar cada vez melhor do público 60+. Clique aqui para conferir nossos cursos de capacitação gerontológica e invista no seu conhecimento e capacitação!

Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *