7 Dicas para lidar com pacientes acima dos 60 anos da maneira correta

 

Acompanhar dicas para lidar com pessoas acima dos 60 anos é sempre útil para qualquer um. Saber atender e cuidar do público 60+ de maneira adequada, no entanto, é ainda mais importante para profissionais que lidam com ele no dia a dia.

Idosos com dificuldades dos mais diversos tipos, necessitando de auxílio para atividades simples em muitas situações são algumas das demandas comuns em consultórios de fisioterapia gerontológica e outros ambientes de atendimento. 

Contudo, não são todos os profissionais que estão preparados para atender e tratar com atenção e respeito o público 60+.

Se você deseja estar sempre preparado para oferecer os melhores serviços e o melhor atendimento a esse público, este artigo é para você. Continue a leitura e confira 7 dicas para lidar com pacientes acima dos 60 anos da maneira correta!

  1. Tenha paciência

A primeira habilidade que um profissional que trabalha com a saúde do idoso precisa ter é paciência. Na prática, é comum acompanhar, em diversas situações, profissionais despreparados quanto ao recebimento e cuidado com o idoso.

Atendimentos não humanizados por parte dos profissionais acontecem nos mais diversos lugares, como em clínicas médicas, consultórios, clínicas de fisioterapia e outros estabelecimentos.

Por isso, ao receber um paciente acima dos 60 anos, você precisa lembrar que, eventualmente, ele poderá ter diversas dificuldades, como problemas de locomoção, visão ou audição, por exemplo. Portanto, é importante manter a calma e agir com profissionalismo.

Comporte-se sempre de forma tranquila e escute-o para entender o que ele realmente necessita.

  1. Fale clara e calmamente

Como uma pessoa que lida com o público 60+, você certamente terá contato com pessoas com dificuldades de audição. A surdez é um problema e, se você não souber lidar com essa situação, poderá decepcionar e até magoar seu paciente.

Em uma situação como esta, a comunicação fica difícil e é muito comum ver alguns profissionais falando muito alto e em casos extremos, perdendo a paciência. Além de ser uma situação incômoda, falar dessa maneira com um idoso não é nada gentil.

Quando receber ou atender pessoas com problemas de audição, saiba que não há segredo: você terá que falar sempre no tom correto, de forma respeitosa, e não gritar em momento nenhum. É importante que a informação seja transmitida de forma clara e direta.

Caso o paciente não entenda , repita as informações com segurança, clareza, objetividade e transparência. O importante é ser didático, ou seja, falar de forma simples e  e sem interrupções.

 

  1. Tenha empatia

Você certamente já ouviu o ditado “trate os outros da mesma maneira que gostaria de ser tratado”, não é mesmo? Então lembre-se disso ao atender um paciente com mais de 60 anos e tenha empatia.

Empatia é o exercício de colocar-se no lugar do outro. Logo, sempre pense como seria estar no lugar do seu paciente e entenda que, muitas vezes, ele pode estar sentido dor, incômodo ou até dificuldade de expressar o que sente.

Observe os sinais e mostre-se disposto a ouvir e conversar para ajudá-lo no que for possível.

Não se esqueça também que você poderá necessitar destes mesmos cuidados no futuro. Portanto, dê sempre a este paciente o tratamento que gostaria de receber  – hoje e no futuro.

  1. Prepare o local de atendimento

Se você tem uma clínica que atende pessoas com mais de 60 anos, o ideal é que você construa, na medida do possível, um ambiente adequado e receptivo para seus pacientes. Por exemplo, áreas com muitas escadas ou degraus altos podem não ser amigáveis para o público 60+.

Se você puder, opte por um ambiente adaptado, com portas largas para cadeira de rodas, piso antiderrapante, elevadores, rampas e retire tapetes e obstáculos. Pense sempre no seu público e identifique melhorias que possam ser feitas no ambiente de atendimento.

 

  1. Pratique um atendimento humanizado

Um atendimento humanizado envolve atender pacientes idosos com calma, conversar e dar atenção. No entanto, você precisa garantir que a experiência do seu paciente seja completa e prazerosa.

Isso envolve, por exemplo, auxiliá-lo na locomoção, ser prestativo e manter uma equipe que possa atendê-lo da melhor forma possível. Até gestos sutis – como servir uma água ou café – podem fazer a diferença no atendimento.

Receba e atenda-os com gentileza sempre, em qualquer ambiente. Entenda que, em muitos casos, seu paciente pode estar nervoso, com dores ou com alguma outra dificuldade ou problema.

Além disso, procure sempre manter um sorriso no rosto – o que pode deixar o paciente acima dos 60 anos mais calmo e bem humorado.

  1. Ouça e dê atenção

Talvez uma das dicas mais valiosas para lidar com pacientes 60+ seja esta: ouça e dê atenção a eles.

São muitos os idosos que vivem solitários e distante dos familiares. E, como se sentem sozinhos, muitos gostam de conversar bastante e contar suas histórias. Não é incomum, inclusive, que estas histórias se repitam a cada visita.

Esse modo de agir, na maioria das vezes, significa apenas que este paciente deseja conversar e interagir com você e sua equipe. Portanto, deixe-o sempre à vontade para falar o que quiser.

Assim, ele se sentirá melhor e mais à vontade para falar sobre diversos assuntos, inclusive problemas de saúde . . Por isso, sempre dê atenção a estas conversas. Afinal, elas podem ajudar você a  prestar um atendimento de alta qualidade.

  1. Não discuta

Essa dica pode ser bastante útil para aqueles que precisam lidar com pessoas que omitem informações e, principalmente, que são teimosas. Pode ser também que você tenha contato com pacientes que não falam tudo o que sentem.

Nesse caso, nunca force ou discuta com eles. Siga as dicas anteriores e ofereça um bom atendimento para que esse cliente se sinta o mais confortável possível para se abrir com você. Mesmo que isso leve tempo.

Se você identificar que suas tentativas não estão surtindo efeito, não dê continuidade a elas. Deixe seu paciente refletir a respeito do assunto e tente abordá-lo em outro momento.

Contar com a ajuda de familiares ou colegas de profissão também pode ajudar o idoso a aceitar suas orientações.

Atender o público da terceira idade pode ser desafiador. Entretanto, com paciência, dedicação e as 7 dicas que compartilhamos neste artigo você conseguirá oferecer aos seus pacientes acima dos 60 anos um atendimento humano e personalizado em qualquer situação.

Comece agora mesmo a por em prática as dicas desse texto e conquiste cada vez mais a confiança do seu paciente. E, se precisar de capacitação profissional, confira os nossos cursos!

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