Blog

Etarismo: 6 sinais de discriminação ao idoso na sociedade

O etarismo é a discriminação ou preconceito contra indivíduos com base em sua idade, sendo direcionado, principalmente, aos idosos. Ele pode se manifestar de diversas maneiras, como na crença de que as pessoas mais velhas são menos competentes que as mais jovens. Dessa maneira, o etarismo é considerado uma forma de discriminação e pode ter um impacto negativo na autoestima e na qualidade de vida…

Read More

Idoso paga meia no cinema? Descubra e saiba como aproveitar esse benefício!

Alguns programas de lazer, como o cinema, nem sempre são acessíveis financeiramente para as famílias. Por isso, vale a pena entender quem pode ter benefícios, como o direito a pagar apenas metade do ingresso dos filmes. Nesse sentido, é comum se perguntar se o idoso paga meia entrada no cinema. Entender a resposta é importante para se planejar corretamente e garantir acesso aos benefícios garantidos…

Read More

Abril Azul: saiba mais sobre o mês da conscientização do autismo!

Existem diversas campanhas de saúde que acontecem ao longo do ano e cada uma visa conscientizar a população sobre uma questão de saúde específica. Algumas delas são associadas a cores e meses para ajudar na identificação e na promoção da causa. Esse é o caso do Abril Azul, que é uma campanha relacionada ao transtorno do espectro autista (TEA). Logo, essa é uma data relevante…

Read More

Pós-graduação em fisioterapia: como funciona e quem pode fazer?

Escolher uma pós-graduação em fisioterapia pode ser desafiador, pois essa área conta com muitas opções de cursos. Assim, para tomar uma melhor decisão, é interessante fazer uma reflexão sobre o destino profissional que você deseja trilhar. Vale a pena destacar que a pós-graduação em fisioterapia pode proporcionar muitos benefícios para quem deseja crescer no mercado de trabalho. Afinal, ela ajuda a qualificar os profissionais para…

Read More

Fundo Nacional do Idoso: o que é e como acessar?

O envelhecimento da população é um fenômeno que gera uma série de desafios, incluindo a busca pela garantia de direitos e condições de vida dignas para os idosos. Diante desse contexto, existe no Brasil o Fundo Nacional do Idoso (FNI) — você já ouviu falar sobre ele? Esse fundo, que foi criado no ano de 2009, é uma importante ferramenta para o financiamento de programas…

Read More

6 Dicas para evitar doenças mentais que atingem idosos

As doenças mentais, também chamadas de transtornos mentais, são condições que podem alterar o comportamento, as emoções, os pensamentos, o humor ou o raciocínio da pessoa. Embora a maioria delas possa ocorrer em qualquer fase da vida, os idosos costumam ser mais propensos a essas questões. Isso porque as pessoas de mais idade passam por mudanças físicas, mentais, sociais e, até mesmo, ambientais que podem…

Read More

Idosos estudando: entenda a importância de adotar essa rotina!

O aprendizado é relevante em qualquer idade. No caso dos idosos, ele é ainda mais relevante, já que permanecer estudando proporciona uma série de benefícios para a saúde física e mental. Dessa maneira, essa prática é estimulada entre as pessoas com mais de 60 anos. Por causa disso, vale a pena conhecer opções de cursos ou atividades com as quais o público mais velho tem…

Read More

O que é ventosa? Entenda esse tratamento na fisioterapia!

A ventosaterapia é um procedimento utilizado há milênios na medicina chinesa. Nos últimos tempos, ela tem despertado o interesse de muitas pessoas que sofrem com dores musculares ou que desejam aliviar o estresse. Por esse motivo, o uso de ventosa na fisioterapia se tornou mais popular. Um dos motivos envolve o fato de o tratamento proporcionar uma série de benefícios para o corpo e a…

Read More

Saiba como se prevenir do câncer colorretal

O câncer colorretal acomete homens e mulheres em todo o mundo. Porém, se ele for diagnosticado precocemente, as chances de cura são maiores. Pensando nisso, foi criada a campanha Março Azul-Marinho, a fim de alertar as pessoas sobre a prevenção e identificação dessa doença. Afinal, estar atento aos seus sintomas é essencial para procurar ajuda médica de maneira mais rápida e realizar o tratamento adequado….

Read More

Auxílio idoso: o que é, como funciona e quem pode solicitar?

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o desemprego atingiu 9,5 milhões de brasileiros em 2022. Nesse contexto, os idosos são um dos grupos mais afetados, pois o mercado de trabalho disponibiliza poucas vagas para eles. Para garantir suporte, o Governo oferece um auxílio financeiro ao idoso. Porém, é preciso seguir algumas etapas e exigências para utilizar o serviço. Para entender melhor,…

Read More