Apoio e cuidado: 5 dicas para proteger os idosos no dia a dia!

A atenção com a população idosa, sua segurança e seu bem-estar é uma tarefa de todos. Diferentemente do que muitos imaginam, essas não são responsabilidades limitadas a familiares ou cuidadores. Por isso, é essencial conhecer como proteger idosos no cotidiano.Os cuidados certos na terceira idade prolongam a expectativa de vida e garantem um dia a dia melhor. Então, que tal conhecer 5 dicas de proteção para idosos e saber como oferecer apoio e cuidado a eles?Confira a partir de agora!

1. Cuide da saúde física e mental dos idosos

Um dos aspectos mais importantes na vida do idoso diz respeito à saúde. É um direito que faz a diferença no dia a dia. Afinal, permite evitar doenças ou complicações — inclusive, aquelas que ameaçam a vida.O acompanhamento médico e multiprofissional é essencial. Mas a preocupação com a saúde física não envolve apenas consultas, e sim a promoção de bons hábitos. Também é importante não esquecer a saúde mental. É preciso estimular a socialização e o lazer, por exemplo.

2. Garanta que estejam próximos dos entes amados

A terceira idade não deve ser sinônimo de isolamento ou solidão. Então, uma das formas de proteger idosos é garantir que eles estejam próximos de quem amam.É o caso de estimular a formação e o fortalecimento de amizades, além de buscar a aproximação da família. Um profissional de saúde também deve buscar envolver os familiares no cuidado geral do idoso.

3. Explore a adaptação das residências

Com o envelhecimento, é natural que haja uma mudança nas necessidades e nas possibilidades físicas. Para que isso não se torne um problema e nem aumente o risco de acidentes, o ideal é buscar a adaptação de residências.Mesmo quem não mora com o idoso pode agir nesse sentido, demonstrando benefícios ou explicando soluções de adaptações. A retirada de obstáculos no piso da moradia ou a instalação de barras no banheiro já ajudam a promover autonomia e segurança.

4. Atue para evitar a violência financeira e proteger idosos

Um dos quadros recorrentes durante a velhice é a violência financeira ou patrimonial. Ela pode acontecer por meio de golpes e fraudes por parte de estranhos que desejam se aproveitar de uma vulnerabilidade.No entanto, o problema também pode vir de pessoas próximas — e mesmo familiares diretos. É importante ficar atento para prestar apoio aos idosos e eliminar os riscos que eles correm. Se a situação já estiver acontecendo, é necessário agir para proteger a vítima.

5. Mantenha a atenção e apoio a essa população

No geral, pode-se dizer que proteger idosos é uma tarefa que deve ser executada continuamente. Ou seja, é preciso estar atento às demandas da população, para que sejam atendidas com qualidade.Ter paciência e empatia para ouvir e reconhecer as necessidades é fundamental. Do mesmo modo, é necessário buscar soluções que se encaixem na realidade de cada idoso, em busca da melhor experiência.Os cuidados para proteger idosos, portanto, devem fazer parte da nossa rotina e têm que ser colocados em prática todos os dias. Com a adoção das 5 dicas que viu neste post, você consegue apoiar as pessoas da terceira idade!Que tal entender mais sobre o assunto? Veja quais são os principais desafios do idoso na sociedade!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

2 Comments

  1. Milca Perruzzetto Domingues de Oliveira 15/03/2022 at 05:25

    Boa noite… gostaria de uma informação??
    Se acaso o idoso ainda está bem mentalmente…e não quer sair da sua residência ou não quer ir para clínica de repouso…os filhos podem obriga-la?
    Pois isso está acontecendo com uma idosa e que ainda está bem lúcida está sendo obrigada ir para clínica sem seu consentimento
    Fico no aguardo da resposta

    Reply
  2. Flavia Abreu 13/06/2022 at 17:59

    A decisão deve ser tomada com cautela e com muita conversa entre os familiares, os médicos da família, geriatra e a idosa. Certas decisões envolvem outros profissionais como advogados, médicos, psicólogos, assistentes socias sempre assegurando os diretos dos idosos, a sua saúde física, mental e social. Conforme dispõe o Estatuto do idoso LEI N° 10741/2003.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *