Envelhecimento e família: entenda a importância desta relação

Envelhecimento e família: entenda a importância desta relação

Muitas vezes, é difícil pensarmos no envelhecimento  populacional — especialmente o nosso. Afinal, a terceira idade pode trazer limitações e aumentar a necessidade de contar com outras pessoas. Mas é exatamente por esse motivo que é preciso saber como se adaptar.

No convívio do idoso, um dos pilares para ajudá-lo a lidar com o envelhecimento é a família. Contudo, infelizmente a relação com familiares nem sempre é fácil. Por isso, é importante que as pessoas saibam como apoiar seus entes queridos.

Veja a seguir mais informações sobre envelhecimento e família e saiba como lidar com a questão!

Por que a família é importante para o idoso?

Os relacionamentos sociais são indispensáveis durante toda a vida. Começa pelo nascimento: um bebê depende completamente de cuidados externos para se desenvolver. Depois, ao longo do crescimento, as relações se tornam mais independentes, mas não perdem sua importância.

Ter contato com familiares e amigos dá sentido à vida e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, os relacionamentos são também fundamentais para oferecer apoio em momentos difíceis e tornar a rotina mais tranquila.

Na terceira idade, as relações passam por mudanças significativas, com a saída do mercado de trabalho e a vivência de algumas limitações — por exemplo, motoras. Com isso, a família ganha ainda mais relevância na vida do idoso.

O grupo familiar representa muito do vínculo social das pessoas mais velhas. Em diversos casos, os idosos voltam a morar com os filhos e passam a conviver mais de perto. Também podem precisar de ajuda para realizar atividades práticas do dia a dia.

Quais são os direitos do idoso em relação à família?

Em muitas famílias, a relação de afeto impera e o idoso é acolhido de forma digna e vive com qualidade as mudanças da fase pela qual está passando. Infelizmente, não é o que acontece em todos os casos.

Mas vale lembrar que, desde 2003, há uma legislação específica para proteção do idoso no Brasil. O estatuto do idoso deixa clara a importância da família no contexto da terceira idade.

O artigo 3º da lei fala que é obrigação de familiares, da sociedade e do Poder Público a garantia dos direitos do idoso. Por exemplo, os direitos:

  • À vida;
  • À saúde;
  • À alimentação;
  • À educação e cultura;
  • Ao esporte e lazer;
  • À cidadania, liberdade e dignidade;
  • À convivência familiar.

Como a família pode lidar com o envelhecimento?

Dizer que a relação entre o idoso e a família é importante para o envelhecimento saudável não é negar o fato de que, muitas vezes, o relacionamento não será fácil. Afinal, a convivência entre pessoas diferentes pode ocasionar conflitos.

Além disso, conviver com o idoso e vê-lo ocupar um papel diferente do que ocupava nos anos anteriores pode ser difícil para muitos familiares. Lidar com as limitações e com eventuais doenças, por exemplo, não é simples.

O envelhecimento populacional gera demandas para toda a sociedade — seja a família, as equipes de saúde ou a comunidade em geral. Nesse momento, é preciso pensar que também não é fácil para o idoso.

Sem dúvida, há benefícios de ter a família por perto quando se tem mais idade. E é dever de toda a sociedade prezar para que, ao envelhecer, as pessoas tenham qualidade de vida e as melhores condições possíveis para lidar com o processo.

E então, o que você achou deste conteúdo? Tem alguma opinião ou dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!

 

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *