Envelhecimento populacional: 7 oportunidades profissionais neste cenário

Com o avanço da medicina e da longevidade, o envelhecimento populacional é um fenômeno que acontece no Brasil e em diversos países do mundo. Junto à redução da natalidade, é esperado que o número de idosos seja até maior do que o de jovens no futuro.

Consequentemente, estaremos diante de uma realidade que não vivemos até aqui. E precisamos nos atentar ao que ela trará como desafios — e, claro, como oportunidades.

Certamente, o mercado de trabalho deve se adaptar às necessidades do público idoso. Assim, é natural que as carreiras se modifiquem e até mesmo novas profissões despontem.

Então, que tal saber mais sobre o assunto e se manter atualizado? Continue a leitura e confira 7 oportunidades profissionais que podem surgir a partir do envelhecimento da população!

Entendendo o envelhecimento populacional e as novas demandas

A sociedade e o mercado de trabalho precisam responder às demandas que surgem em cada tempo, certo? Ao longo das últimas décadas, vivemos muitos avanços em profissões da saúde e em outras áreas que estudam as pessoas.

Sem dúvida, o conhecimento sobre infância e adolescência avançou bastante nos últimos anos — assim como os saberes sobre a população idosa. Com a pirâmide etária vivendo mudanças cada vez mais intensas, é preciso avançar ainda mais.

A expectativa é que o número de idosos ultrapasse o de jovens no Brasil nas próximas décadas. Isso significa que a participação das pessoas de terceira idade na sociedade será cada vez maior. Logo, é preciso ter meios para incluí-las na vida social e cuidar delas.

Os idosos representarão um público consumidor relevante. Em consequência, a tendência é que vejamos surgir negócios especializados em oferecer produtos e serviços para eles. E as novas demandas não se resumem à área da saúde, mas tem relação com trabalho, lazer etc.

É fato que os idosos precisam de cuidados especiais – especialmente em idades mais avançadas. Mas, além disso, também precisam de qualidade de vida, de relacionamentos interpessoais, de facilidades para o seu dia a dia e de muitas funções que envolvem profissões diversas.

Junto com o envelhecimento populacional, é normal que a forma de olhar para a velhice mude. Logo, o mercado deve se dinamizar – oferecendo, por exemplo, formas para que os idosos trabalhem e realizem suas atividades rotineiras com segurança.

7 Oportunidades profissionais neste cenário

Como você viu, diversas novas oportunidades surgem com o fenômeno do envelhecimento populacional no Brasil. O aumento do número de idosos pode ser, portanto, um estímulo para novas ideias de empreendedorismo.

Além disso, profissões já existentes ganham nova roupagem e se destacam no cenário. Confira a seguir 7 oportunidades, que podem surgir nesta nova realidade – tanto na área da saúde quanto em outros nichos de atendimento ao público 60+!

  1. Fisioterapia gerontológica

A fisioterapia é uma profissão essencial para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Ela atua tanto na prevenção de doenças e acometimentos motores quanto no tratamento de condições específicas.

Além disso, fisioterapeutas têm papel importante na busca por qualidade de vida no caso de doenças crônicas ou degenerativas — como o mal de Alzheimer. Assim, ela ganha ainda mais destaque diante do envelhecimento.

Pessoas mais velhas precisam se manter em movimento para continuar vivendo com qualidade. Elas também estão mais expostas a lesões e fraturas, o que as faz um público referência da fisioterapia — tanto em clínicas quanto no setor de home care.

Naturalmente, as pessoas procurarão por fisioterapeutas que tenham conhecimentos e experiências específicas com o público idoso. Logo, decidir se especializar na área é um movimento interessante para encontrar espaço no mercado.

  1. Terapia ocupacional para idosos

Outra oportunidade de carreira profissional no contexto de envelhecimento é a terapia ocupacional voltada para pessoas da terceira idade. Assim como o fisioterapeuta, profissionais da área auxiliam na conquista e manutenção do bem-estar.

Muitos idosos vivenciam limitações no seu dia a dia e precisam de suporte profissional para recuperar ou manter as funções que os permitem realizar atividades rotineiras. A terapia ocupacional pode ser de grande ajuda.

  1. Enfermagem especializada

Sem dúvidas, a enfermagem especializada em idosos não poderia deixar de ser citada em um conteúdo sobre oportunidades profissionais em um cenário de envelhecimento populacional. Afinal, as pessoas precisam — e merecem — encontrar acolhimento.

Idosos apresentam demandas particulares quando precisam de atendimento de saúde. Então, é necessário que contem com alguém capacitado para realizar os procedimentos com o cuidado e a atenção especiais.

  1. Cuidadores de idosos

Ainda na área de enfermagem, enfermeiros e técnicos podem optar por trabalhar como cuidadores de idosos — acompanhando-os em casa e em internações hospitalares. A demanda por essa função é crescente.

Muitas famílias não conseguem acompanhar os parentes mais velhos no dia a dia, por conta de suas próprias demandas profissionais e pessoais. Assim, procuram um cuidado capacitado para prestar atendimento durante o dia ou a noite.

  1. Planejador financeiro

Como você viu, as demandas dos idosos não se limitam à área de saúde. Com o aumento da população mais velha e as constantes mudanças no sistema previdenciário, é de se esperar que os idosos continuem ativos por mais tempo.

No entanto, muitos deles não passaram por processos de educação financeira ao longo da vida e podem enfrentar dificuldades ao envelhecer. Alguns desafios são: aumento de gastos, planejamento da aposentadoria e risco de sofrer violência patrimonial.

Profissionais que trabalhem com finanças e se especializem em planejamento financeiro para idosos podem oferecer contribuições essenciais para essa fase da vida.

  1. Advocacia previdenciária

De maneira semelhante ao planejador financeiro, profissionais de direito previdenciário também terão mais demandas de acordo com o envelhecimento populacional. Afinal, as pessoas precisam ter acesso à aposentadoria.

A saída do mercado de trabalho e a conquista da aposentadoria pode ser uma fase permeada por dúvidas e até mesmo por problemas com empresas ou governo. Nisso, o advogado pode ajudar bastante.

  1. Psicologia gerontológica

Por fim, a psicologia é mais uma entre as profissões que ficarão em alta com o contexto de mudanças na pirâmide etária brasileira.

Idosos se veem diante de diversas questões sociais e emocionais para lidar. O aumento das limitações, a saída do trabalho, as diferenças nas relações com a família, a vivência de doenças etc. Contar com auxílio psicológico pode ser necessário.

Neste post, você viu como o envelhecimento populacional que acontece no Brasil e no mundo gera novas demandas para a sociedade e para o mercado de trabalho. Com ele, surgem também oportunidades para profissionais que desejam prestar atendimento qualificado.

Por isso, vale a pena acompanhar informações sobre o assunto e avaliar se algumas destas alternativas podem ser interessantes para o seu crescimento profissional!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto!

Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *