Quedas na terceira idade: um problema de saúde pública!

Embora algumas pessoas considerem que as quedas na terceira idade sejam normais, elas são situações atípicas e indesejadas. Além disso, os quadros em idosos têm consequências graves e, muitas vezes, definitivas. Logo, são um problema de saúde pública.Para lidar com a situação, é indispensável entender o que leva a tais ocorrências e, especialmente, o que fazer para preveni-las. Na prática, é algo que ajuda a aumentar a qualidade de vida e a segurança dos idosos.Veja um panorama sobre as quedas na terceira idade e entenda como elas impactam todo o cenário de saúde!

A relação entre quedas na terceira idade e a saúde pública

Apesar de uma queda, normalmente, não ter tanto impacto nos mais jovens, ela pode causar grandes danos em idosos. As fraturas são bem comuns e podem resultar, por exemplo, em internações prolongadas e até em cirurgias de emergência.Em muitos casos, as quedas geram prejuízos funcionais e de mobilidade para os idosos e podem até abreviar a expectativa de vida. Para completar, podem afetar toda a dinâmica familiar.No sistema de saúde, é possível dizer que acidentes aumentam os custos com resgates domésticos e usos de recursos associados. Também pressionam internações e o volume de ocupações de leitos, até mesmo em unidades intensivas.

Os fatores associados ao aumento do risco de queda

As quedas na terceira idade se dão por razões multifatoriais. Elas podem ocorrer pelo uso de certas medicações, que diminuem o equilíbrio ou a percepção de espaço, por exemplo. Também é possível que estejam associadas à desatenção ou a indícios de problemas de saúde.Quadros como perda de massa muscular, fragilidade óssea, labirintite e alterações glicêmicas são apenas algumas possibilidades. Outras questões mais graves, como acidente vascular cerebral (AVC) podem atuar como causadores de quedas em idosos.Deve-se considerar, ainda, o impacto do ambiente. Um desnível em uma calçada ou mesmo um piso escorregadio em casa podem dar origem a essa situação. Além disso, a queda pode ser motivada por uma conjunção de diversos aspectos.

As estratégias para evitar quedas

Atuar na prevenção de quedas é o melhor caminho para lidar com esse problema de saúde pública. Para tanto, todos devem trabalhar de forma colaborativa: idosos, familiares e mesmo profissionais de saúde têm que se unir.Para os idosos, é necessário redobrar os cuidados e a atenção ao realizar algumas tarefas — mesmo em ambientes conhecidos. E qualquer mal-estar deve ser relatado antes que a queda ocorra.Em relação à família, é essencial que todos colaborem para tornar o espaço seguro, dentro das boas práticas de cuidado com idosos. Em alguns casos, isso significa fazer adaptações, como instalar barras metálicas de apoio ou retirar elementos de decoração (como tapetes).O papel dos profissionais de saúde, especialmente os fisioterapeutas, também é importante. Com o acompanhamento do idoso, é possível fortalecer grupos musculares, ajudar a solucionar dificuldades de equilíbrio e melhorar a confiança de marcha, por exemplo.As quedas na terceira idade são um problema de saúde pública porque não afetam apenas o idoso. Elas geram impactos em toda a estrutura de saúde. Para garantir mais qualidade de vida e segurança, é essencial reconhecer os fatores de risco e atuar na prevenção!Por falar nisso, veja como evitar acidentes domésticos e entenda como manter a saúde em dia. E continue acompanhando nossos artigos, pois seguiremos falando sobre esse tema nos próximos posts!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *