Avaliação geriátrica ampla (AGA): modelo multidimensional para o atendimento de idosos

O cuidado com a saúde da pessoa idosa exige a atenção preventiva e, quando necessário, um tratamento direto. No entanto, cada paciente tem uma configuração de saúde e demandas específicas. Para conhecer melhor essas características é que existe a Avaliação Geriátrica Ampla.Ela foi desenvolvida e consolidada como um dos principais recursos para analisar a saúde do idoso e definir qual é a forma ideal de agir. Como consequência, o atendimento de idosos pode ser favorecido.Por isso, trazemos o que você precisa saber sobre a AGA e o seu uso. Confira!

O que é Avaliação Geriátrica Ampla?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) é uma das principais ferramentas na relação existente entre envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Ela utiliza diversas dimensões para avaliar o estado de saúde e as necessidades de pacientes idosos.Assim, permite identificar quais são os mais vulneráveis e quais são os pontos que exigem maior atenção. Seu objetivo é conhecer as condições do paciente de forma completa e não apenas por alguns sintomas ou por um quadro específico.Afinal, um idoso pode estar fisicamente saudável, mas ter depressão, por exemplo. Isso o torna mais vulnerável que uma pessoa que não tem essa questão psicológica. Então, o AGA ajuda a trazer uma visão robusta, sob diversas perspectivas de saúde.

Como funciona a ficha de Avaliação Geriátrica Ampla?

A análise completa da saúde da pessoa idosa depende das chamadas escalas da Avaliação Geriátrica Ampla. Elas são usadas nos domínios, que são elementos de avaliação. Os domínios usados são:
  • funcionalidade: demonstra o nível de autonomia no autocuidado e no cotidiano;
  • cognição: aponta a capacidade de utilizar os conhecimentos e as funções cerebrais;
  • sensorial: indica os níveis de visão e de audição;
  • humor: aborda a existência de sintomas ligados à saúde mental de idosos;
  • mobilidade: avalia a capacidade de se movimentar e aponta o risco de queda em idosos;
  • nutrição: apresenta os níveis nutricionais, considerando a alimentação;
  • suporte social: analisa a disponibilidade de apoio por parte da família, do cuidador e/ou da comunidade.
Essa avaliação pode envolver testes mais complexos ou ser feita de maneira rápida — em especial, para urgências. Em geral, é multidisciplinar e, com isso, é realizada com a ajuda de diversos profissionais de saúde. Um fisioterapeuta gerontológico costuma ter relevância técnica.

Qual a importância dela para o atendimento de idosos?

Um dos maiores benefícios da Avaliação Geriátrica Ampla é que ela melhora a relação entre envelhecimento e saúde do idoso. Primeiramente, porque oferece uma visão completa, que combina aspectos físicos, mentais e psicológicos da pessoa idosa.A partir disso, é possível desenvolver um plano de cuidado totalmente personalizado. No caso de pacientes que exigem atenção especial, é algo que aumenta a qualidade de vida e pode até prolongar a expectativa de vida.Não menos importante, pode ajudar na desospitalização. Afinal, o reconhecimento de todas as condições e necessidades favorece a continuidade do tratamento mesmo fora de instituições de saúde.Assim, a Avaliação Geriátrica Ampla serve ao propósito de trazer uma visão completa da saúde do idoso. Graças a ela, é possível definir as características de atendimento e tratamento de forma personalizada, o que aumenta as chances de sucesso no cuidado.Ainda tem dúvidas sobre esse modelo? Deixe nos comentários para que possamos ajudar!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *