Dia do Fisioterapeuta: conheça o profissional que transforma vidas!

No dia 8 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Fisioterapeuta. No Brasil, a data é no dia 13 de outubro, por alusão à lei que regulamentou a profissão — em 1969. Independentemente do dia do calendário, a importância do fisioterapeuta é crescente.Atuante na área da saúde, o profissional é capaz de mudar a realidade dos pacientes de forma positiva e de diferentes meios. Então, que tal conhecer melhor a profissão?A seguir, entenda como o fisioterapeuta atua e quais são os impactos da sua presença junto aos pacientes!

O que faz o profissional fisioterapeuta?

O maior objetivo da fisioterapia é cuidar, otimizar e devolver, total ou parcialmente, as funções de sistemas e de várias partes do corpo do paciente. Então, a profissão pode atuar de forma preventiva ou na correção de alguma condição.A atuação do fisioterapeuta, portanto, envolve a avaliação e a definição do curso ideal de tratamento para o paciente, considerando suas condições.Com a abordagem correta, o uso de técnicas e a adoção de recursos específicos, é possível melhorar ou manter as funções do corpo e, assim, aumentar a qualidade de vida.

Como a atuação do fisioterapeuta transforma vidas?

A comemoração do Dia do Fisioterapeuta é mais que justa devido à importância que esse profissional tem. Graças a seus conhecimentos aprofundados, ele ajuda pessoas em diversas condições e pode transformar a realidade dos pacientes e até das suas famílias.Na sequência, veja quais são os casos mais comuns em que o trabalho do fisioterapeuta gera impactos positivos.

Tratamento de doenças

Quadros de saúde congênitos ou adquiridos podem interferir nas funções do corpo em vários sentidos. A diabetes, por exemplo, costuma causar quadros de neuropatia que tendem a limitar os movimentos. Já síndromes crônicas podem afetar o desenvolvimento de diversas funções.Com o apoio do fisioterapeuta, há como desenvolver, manter ou melhorar certas capacidades do corpo. Assim, o paciente consegue ter uma rotina mais independente.

Reabilitação

Outra função ligada à atuação do fisioterapeuta envolve a reabilitação. Uma lesão muscular pode exigir um trabalho especializado para fortalecer a região e garantir o retorno completo dos movimentos — é o que acontece com atletas, por exemplo.Acidentes e mesmo internações prolongadas também exigem uma atuação nesse sentido. Além de exercícios para trabalhar membros superiores ou inferiores, existe, ainda, a fisioterapia respiratória.

Suporte no envelhecimento

Com o passar dos anos, é comum haver uma progressiva perda de mobilidade, devido às mudanças no organismo. A ajuda do fisioterapeuta pode diminuir os impactos do envelhecimento, atenuando ou adiando seus efeitos.Idosos que realizam sessões frequentes podem preservar capacidades de movimento e de equilíbrio. O paciente que já estiver sofrendo com alguma condição também tem a chance de recorrer ao profissional para aproveitar a terceira idade com mais conforto e bem-estar.Como você pode ver, o Dia do Fisioterapeuta celebra a atuação de um profissional que transforma vidas e gera diversos impactos positivos. Com o apoio de um bom especialista na área é possível ter um nível maior de qualidade de vida!Quer conhecer o papel desse profissional de forma ainda mais intensa? Então venha conferir a relação entre fisioterapia e câncer de mama!Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *