Etarismo: 6 sinais de discriminação ao idoso na sociedade

O etarismo é a discriminação ou preconceito contra indivíduos com base em sua idade, sendo direcionado, principalmente, aos idosos. Ele pode se manifestar de diversas maneiras, como na crença de que as pessoas mais velhas são menos competentes que as mais jovens.Dessa maneira, o etarismo é considerado uma forma de discriminação e pode ter um impacto negativo na autoestima e na qualidade de vida das pessoas que o enfrentam. Por esse motivo, é interessante reconhecer os indícios dessa situação para ser capaz de enfrentá-la.Quer saber como identificar o etarismo na sociedade? Conheça 6 sinais de discriminação contra idosos!

1. Não contratar pessoas mais velhas

O etarismo pode se manifestar quando os empregadores preferem contratar ou promover candidatos mais jovens, mesmo que os mais velhos tenham qualificação idêntica ou melhor. Esse preconceito vem da concepção de que os idosos não são capazes de se adequar a novos processos.Contudo, vale lembrar que pessoas mais velhas possuem experiência e habilidades que podem ser valiosas para uma empresa. Além disso, a diversidade etária no local de trabalho pode trazer diferentes perspectivas para a equipe, gerando um ambiente de trabalho mais criativo e produtivo.

2. Ignorar sintomas de saúde

O etarismo também pode ocorrer quando profissionais de saúde subestimam ou ignoram queixas de saúde dos pacientes mais velhos. Geralmente, eles fazem isso porque consideram que os sintomas são normais do envelhecimento, ignorando a possibilidade de os indícios serem de uma doença.Esse comportamento prejudica diretamente a saúde física dos idosos, já que ele nega o acesso a um serviço de saúde de qualidade. Ademais, essa é uma situação que pode atrasar um diagnóstico importante, por exemplo.

3. Isolamento da vida social

Outro sinal que merece atenção é o isolamento da vida social. Muitas vezes, os idosos são excluídos das atividades sociais ou negligenciados pela família e amigos. Nesse contexto, vale a pena ressaltar a exclusão que acontece de forma discreta e, até mesmo, sem intenção.Por exemplo, a família realiza apenas atividades em que é necessário andar por muito tempo ou ficar até mais tarde acordado. Quando isso acontece, há riscos de que os idosos não possam participar por incapacidade física, se isolando cada vez mais do convívio dos familiares.

4. Falta de acessibilidade

Mais um sinal de etarismo na sociedade é a falta de acessibilidade. Como você viu, alguns idosos podem ter dificuldades para se locomover. Logo, a falta de acessibilidade impede que pessoas mais velhas utilizem certos serviços, locais públicos e soluções.No geral, isso pode limitar a participação dos idosos na sociedade, deixando-os mais isolados. Essa situação também pode aumentar os riscos de acidentes, como quedas.

5. Abusos físicos, psicológicos e financeiros

Os sinais de etarismo não se limitam à exclusão dos indivíduos. Também podem ocorrer abusos físicos, psicológicos e financeiros de idosos, que são atos que violam os direitos fundamentais dessas pessoas.Vale destacar que esses quadros podem provocar efeitos prejudiciais graves sobre a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida deles.

6. Estereótipos negativos

Por fim, há a discriminação por meio da veiculação de estereótipos negativos do idoso. Por exemplo, quando a publicidade utiliza imagens ou mensagens que representam pessoas mais velhas como menos ativas, desinteressantes ou incapazes diante das mais jovens.Neste post, você conheceu 6 sinais de etarismo para identificar e combater essa discriminação no dia a dia. Agora, é interessante ficar atento a essas informações para identificar as situações do dia a dia e para conscientizar outras pessoas sobre a importância de combater a discriminação contra idosos.Você tem alguma experiência com o etarismo? Conte nos comentários!Além disso, não deixe de conferir as novidades nas redes sociais Geridades. Estamos no Instagram, Facebook e Twitter!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *