O que é ventosa? Entenda esse tratamento na fisioterapia!

A ventosaterapia é um procedimento utilizado há milênios na medicina chinesa. Nos últimos tempos, ela tem despertado o interesse de muitas pessoas que sofrem com dores musculares ou que desejam aliviar o estresse.Por esse motivo, o uso de ventosa na fisioterapia se tornou mais popular. Um dos motivos envolve o fato de o tratamento proporcionar uma série de benefícios para o corpo e a mente dos pacientes que se submetem a ele.Você ainda não conhece essa alternativa? Confira como é feito o tratamento com ventosas na fisioterapia!

O que é uma ventosa e como funciona esse tratamento na fisioterapia?

A ventosa também é conhecida como “cup” e é um instrumento parecido com um copo. Ela é usada na ventosaterapia, uma técnica que envolve um tratamento natural com esses itens. No geral, ela age na circulação do sangue e proporciona muitos benefícios para a saúde física e mental.Isso é possível porque quando a ventosa toca na pele ela gera um vácuo que provoca uma sucção. Esse vácuo eleva o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos na região. Dessa maneira, ela promove a liberação dos tecidos musculares e pode ajudar a eliminar as toxinas que existem nesse local.

Para quem esse tratamento é indicado?

O tratamento com ventosa na fisioterapia pode ser realizado em qualquer local do corpo onde possa haver uma sucção. No geral, ele é muito indicado para pessoas que desejam minimizar as dores musculares e nas articulações ou inchaço dos membros.No alívio de dores musculares, ele pode ser usado em contraturas musculares, distensões, fadigas ou entorses, por exemplo. Isso ocorre porque a pressão negativa criada pelo vácuo atua na liberação miofascial. Assim, ela desprende o tecido muscular e proporciona relaxamento aos pacientes.Na estética corporal, o aumento da circulação sanguínea auxilia no tratamento da celulite. Já na estética facial, o tratamento ajuda a diminuir marcas de expressão e rugas. Ele ainda incentiva a criação de colágeno e deixa a pele com uma aparência mais jovial.

Quais são os benefícios desse tratamento?

A ventosaterapia pode apresentar diversas vantagens. Uma delas é a redução do estresse, pois essa terapia possibilita o relaxamento do corpo e da mente, proporcionando uma maior sensação de bem-estar.Essa técnica também ajuda a aliviar as dores, inflamações e desconfortos musculares, já que auxilia na eliminação dos pontos de tensão e contraturas musculares, como você viu. Ela também atua no aumento da circulação do sangue no local e no fortalecimento dos vasos sanguíneos.Além disso, esse tratamento eleva a oxigenação dos tecidos e melhora o aspecto da pele. Ainda, ele contribui para a produção de líquido sinovial nas articulações, diminuindo dores articulares e reduzindo a retenção de líquidos nos pés, pernas e braços.No entanto, é relevante informar que existem algumas restrições. Por isso, mesmo sendo uma terapia segura, o uso de ventosa na fisioterapia pode ser contraindicado para pessoas com hipertensão, problemas de trombose, febre ou fraturas no local da aplicação, por exemplo.Agora você já sabe quais são as indicações para o tratamento com ventosa na fisioterapia. Como você observou, os benefícios proporcionados pela ventosaterapia são variados e favorecem tanto a saúde física quanto o bem-estar mental dos pacientes.Quer mais dicas de saúde? Então aproveite para saber como funciona a meditação para relaxamento em idosos.Aproveite também para seguir a Geridades nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *