Por que idosos são o grupo de risco para vírus e bactérias?

O novo coronavírus chegou ao Brasil e nos colocou diante da necessidade de intensificar muitos cuidados com a saúde — especialmente entre a população com mais de 60 anos. De fato, os idosos são grupo de risco para a Covid-19 e também para outras doenças.

Mas, por que isso acontece? Quais são as particularidades que demandam maior atenção à saúde na população mais velha?

Entender o cenário é essencial para saber como se cuidar e dar atenção a familiares e pacientes que fazem parte do grupo. Confira informações sobre o assunto neste artigo!

Por que idosos são grupo de risco?

O organismo humano passa por um ciclo de vida com características bem distintas de acordo com cada período. Assim como os recém-nascidos, a população idosa apresenta condições físicas diferentes daquelas que encontramos durante a vida adulta – em especial, relacionadas ao sistema imunológico.

Se durante os primeiros anos de vida o sistema imunológico ainda está em construção e precisa de uma maior atenção, na velhice o motivo de cuidado está no fato de ele não estar nas suas condições ideais.

A tarefa do sistema imunológico é reagir quando um vírus ou bactéria invade nosso corpo. De modo geral, um dos fatores que mais interfere na capacidade de recuperação do organismo é a agilidade do patógeno e do mecanismo de defesa.

Ou seja, os efeitos da doença ficam mais fortes quando o vírus ou a bactéria consegue se multiplicar com rapidez. Já quando as células de defesa agem de maneira rápida, é possível reduzir os riscos e se recuperar em menos tempo.

A grande questão é que, quanto mais envelhecemos, mais lenta fica a reação do nosso sistema imunológico. Isso não significa que as células não consigam fazer a sua função, mas a multiplicação dos patógenos pode ficar bem maior pelo atraso da reação do corpo.

Assim, os idosos se tornam grupo de risco para determinadas doenças. E reconhecer a vulnerabilidade significa colocá-los como prioridades nos cuidados específicos — como vacinas, quarentena, atendimentos de emergência, etc.

Como se prevenir de doenças?

Quando uma pessoa faz parte do grupo de risco para alguma doença é muito importante realizar cuidados preventivos. E alguns hábitos cotidianos diminuem bastante os riscos de desenvolver um problema de saúde.

Acompanhe a seguir como se prevenir ou ajudar familiares e amigos idosos a manter-se saudável e longe de vírus e bactérias nocivas ao organismo:

Manter a higiene

Os vírus e bactérias são invasores. Eles entram em nosso corpo aproveitando-se de alguns canais — como nossas mãos, boca e nariz ou alimentos pouco higienizados. Por isso, a principal forma de prevenir doenças é tendo muita atenção com a higiene.

Alimentar-se bem

Outro comportamento que faz diferença no dia a dia saudável é a alimentação. Estar bem nutrido e preferir alimentos pouco industrializados são formas de manter o corpo funcionando bem. Assim, é possível ajudar o sistema imunológico.

Fazer atividades físicas

Junto com a alimentação saudável e adequada, a prática de atividades físicas regularmente é fundamental para manutenção da nossa saúde. Movimentar o corpo auxilia na regulação das funções vitais e libera hormônios importantes para o bem-estar.

Seguir orientações dos órgãos competentes

Felizmente, existem diversas ações que protegem a população idosa de ficar vulnerável a doenças conhecidas. Um grande exemplo é a vacinação.

A vacina é indispensável para idosos e outros grupos de risco, mas existem outras formas de se prevenir. Quando não existe vacina para determinada doença, por exemplo, é sempre indicado redobrar a atenção aos cuidados de saúde e seguir à risca as orientações do seu médico, profissionais da saúde e dos órgãos competentes como Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).

Seguindo estas dicas e tomando os cuidados necessários ficará mais fácil prevenir e se recuperar de problemas de saúde relacionados à vírus e bactérias na terceira idade.

E você, tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário no post! Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!


Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *