Vacinação em idosos: por que é tão importante para o público 60+?

No Brasil, as campanhas anuais de vacinação de idosos já são conhecidas pela população. Elas se configuram como uma prática essencial para promover qualidade de vida e saúde a quem tem mais de 60 anos.

Geralmente, as vacinas ficam disponíveis gratuitamente apenas para idosos e outros grupos de riscos específicos (como gestantes ou pessoas com doenças respiratórias). Que tal saber mais sobre o assunto e descobrir por que é tão importante vacinar pessoas mais velhas?

Confira!

Previne doenças

A vacinação de idosos é uma das principais maneiras de prevenir determinadas doenças. Existem diversas tecnologias para desenvolvimento de vacinas, mas, de modo geral, elas funcionam estimulando as células de defesa do organismo.

Assim, uma pessoa vacinada pode não desenvolver os sintomas de uma doença ao ter contato com o vírus, pois seu corpo já tem melhores condições de se defender. Por isso, vacinas são uma estratégia importante para todos – especialmente para os idosos.

Auxilia o sistema imunológico

Ao passar dos 60 anos, é natural que aconteçam mudanças imunológicas no corpo. Entre elas, a maior lentidão nos processos de defesa do organismo – o que faz com que idosos sejam considerados grupo de risco para doenças e aumenta a importância da vacinação.

Como as células de defesa costumam demorar mais tempo para reagir a invasões de vírus, quem tem mais de 60 anos apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver sintomas intensos de gripes e outras doenças.

A vacina é muito útil para driblar essa característica e deixar o sistema imunológico preparado. É um cuidado essencial com o público 60+.

Diminui riscos na saúde

Outro motivo pelo qual as campanhas de vacinação são práticas centrais na saúde pública brasileira é o fato de diminuírem os efeitos de doenças em todo o país. Afinal, mais pessoas ficam imunes ao problema.

Logo, o número de brasileiros que ficam doentes e precisam de atendimento médico diminui bastante. Além disso, como os grupos de risco têm preferência na vacinação, é possível reduzir a quantidade de casos mais sérios da doença.

A ação preventiva protege, portanto, a população e o sistema de saúde. Inclusive, promovendo antecipação às mudanças do vírus. Afinal, todos os anos as vacinas para determinadas condições (como a gripe) são atualizadas, considerando as mutações que os patógenos sofrem.

Não causa perigo

Embora haja pessoas que acreditem no contrário, as vacinas não causam perigo e não têm efeitos colaterais que diminuam sua importância. Não há necessidade de temer a vacinação em idosos. Sem dúvida, seus efeitos positivos valem a pena.

É importante esclarecer que se vacinar não lhe traz o risco de contrair a doença. Na vacina, não são utilizados elementos vivos dos vírus. E, normalmente, estas vacinas também são bem toleradas pela população e não causam mal estar aos idosos.

Algumas reações simples e momentâneas podem ocorrer — como vermelhidão, dor leve e inchaço no local. Além disso, algumas contraindicações específicas (como alergias) devem ser analisadas pela equipe médica.

Contudo, em geral, a vacinação não é apenas segura, como fundamental para manutenção da saúde do público 60+.

Promove qualidade de vida

Por fim, vale destacar que a vacina promove qualidade de vida. É preciso ficar atento ao envelhecimento natural da população e procurar meios de garantir saúde e bem-estar para que as pessoas aproveitem ao máximo a terceira idade.

Viu como a vacinação de idosos cumpre um papel fundamental no cuidado às pessoas? Então fique atento ao calendário de vacinas para cuidar da própria saúde e dos idosos que você conhece e ama!

Quer continuar acompanhando conteúdos relevantes sobre temas como esse? Então acompanhe outras publicações do nosso blog! Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram!


Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *