Segurança na terceira idade: como adaptar a casa para idosos?

Cuidar da segurança dos idosos é essencial para evitar acidentes domésticos e quedas. Afinal, essas situações podem causar diversos prejuízos à saúde e ao bem-estar. Além disso, seus efeitos impactam toda a família.Entre as medidas que podem ser adotadas, a adaptação da casa para idosos se destaca. Por meio de pequenas reformas, o ambiente garante maior qualidade de vida.Pensando nisso, veja algumas dicas para adaptar o espaço e tornar os locais adequados para a saúde na terceira idade!

Instale barras de apoio e movimentação em pontos estratégicos

Uma das mudanças mais importantes consiste em instalar barras de apoio, que são especificamente pensadas para as pessoas na terceira idade. Elas são itens metálicos e resistentes, que são apoiados na parede para que o idoso tenha onde se segurar ao fazer certos movimentos.O comum é instalar as barras no banheiro, como perto do sanitário ou no box do chuveiro. Também é possível colocá-las perto da cama e de escadas, mesmo que com poucos degraus. Assim, as chances de quedas se tornam menores.

Melhore a iluminação para aumentar a segurança dos idosos

Com o passar dos anos, é natural que as pessoas mais velhas tenham menos acuidade visual. Com isso, pode ser difícil identificar ou diferenciar certos elementos, especialmente se estiver escuro. Logo, há maiores probabilidades de acidente.Portanto, uma das formas de adaptar a cada para idosos está relacionada à iluminação. Aumente os pontos de luz nos ambientes e considere deixar o caminho sempre iluminado — até na hora de dormir.Desse jeito, se for necessário levantar à noite, o idoso não terá problemas em circular pelo ambiente e o fará de modo protegido.

Tenha cuidado especial com o piso

O chão merece atenção extra quando o objetivo é ter uma casa realmente segura para idosos. O revestimento não deve ser escorregadio, especialmente quando ficar molhado. Em áreas úmidas, como banheiro e cozinha, vale utilizar elementos antiderrapantes.Também é fundamental ter cuidado com os itens de decoração. Retirar os tapetes ou substituí-los por um carpete pode ser interessante. Afinal, um tapete dobrado ou fora do lugar aumenta consideravelmente os riscos de acidentes domésticos.

Acerte na escolha de móveis e eletrodomésticos

Como forma de garantir a segurança de idosos, o ideal é ter ambientes com menos objetos, pois isso facilita a circulação. Ao mesmo tempo, o que estiver presente no cômodo deve seguir algumas características.É preciso que os móveis tenham cantos arredondados ou, no mínimo, quinas protegidas. Assim, em caso de quedas ou esbarrões, há menos riscos de lesões. Para completar, eles têm que ser firmes, para o caso de o idoso se apoiar neles.Quanto aos eletrodomésticos, devem ter manuseio simples e recursos de segurança. Torneiras automáticas, fogões que não esquentam demais e até um sistema de alarme contra incêndio são bem-vindos. Tudo tem que estar ao alcance e oferecer praticidade para evitar complicações.Adaptar a casa para manter a segurança dos idosos é o melhor jeito de prevenir acidentes e outras situações do tipo. Com essas alterações básicas, já é possível alcançar bons resultados!Por falar em segurança na terceira idade, confira como ocorrem as quedas em idosos e aprenda a evitá-las.Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *