O envelhecimento saudável faz parte dos desejos de boa parte das pessoas. Porém, para que isso aconteça é necessário adotar e manter bons hábitos ao longo da vida — e também na terceira idade.Entre os cuidados mais importantes estão a atenção com a alimentação e a prática de atividade física. Afinal, somos o que comemos e manter o corpo em movimento é essencial para evitar o sedentarismo e seus impactos indesejáveis.Portanto, é crucial selecionar as atividades corretas para envelhecer de maneira positiva. A seguir, conheça algumas escolhas e entenda os benefícios desse cuidado!

Como é o processo de envelhecimento no corpo?

Para realmente compreender como as atividades físicas podem ajudar, é interessante saber como o envelhecimento ocorre no organismo. Com o passar dos anos, há uma progressiva degeneração das células, que deixam de funcionar como deveriam.Isso leva à perda de massa muscular, o que diminui a força de todo o corpo. As articulações também perdem mobilidade, a postura fica mais retraída e o equilíbrio pode ser comprometido.De forma ampla, há uma perda na capacidade funcional de órgãos e sistemas, com a redução do número de células em diversas áreas. Quanto mais rapidamente as células envelhecem, mais intensos são os efeitos sentidos.

Quais são os benefícios da atividade física na terceira idade?

Embora não seja possível reverter ou impedir o processo de envelhecimento do organismo, há como desacelerá-lo e diminuir os riscos de quadros negativos. Nesse sentido, a prática de atividades físicas é essencial para alcançar resultados melhores.Veja quais são os maiores benefícios da atividade física para o envelhecimento saudável!

Fortalecimento da saúde cardiovascular

Com o passar dos anos, há um incremento no risco cardiovascular. Então idosos passam a ter mais chances de sofrer com problemas no coração ou no cérebro, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC).A prática de atividades físicas pode ajudar a prevenir isso. Ela estimula a circulação e favorece a oxigenação das células. Também ajuda a evitar a obesidade, acelera o metabolismo e melhora os índices de saúde.Um estudo publicado no European Heart Journal mostra que idosos que não se exercitam o suficiente têm quase 30% mais chances de sofrer problemas circulatórios e cardíacos.Já uma pesquisa do International Journal of Hypertension mostra que a prática regular de atividades físicas ajuda a reduzir e regularizar a pressão arterial. Isso diminui o estresse sobre o sistema cardiovascular e confere mais proteção.

Aumento da mobilidade, da força e da flexibilidade muscular

A importância da atividade física também se justifica pelo grande impacto que ela apresenta sobre os grupos musculares. Por exemplo, ela eleva o nível de massa magra e também melhora o tônus muscular, que sofre uma queda na terceira idade.Logo, há mais força. Outros pontos importantes envolvem a amplitude de movimento e o nível de mobilidade. Tudo isso melhora a flexibilidade, o que ajuda a eliminar tensões e reduz o risco de lesões.De acordo com uma publicação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, idosos que praticam exercícios físicos demonstram maior força muscular. Além disso, têm uma capacidade funcional ampliada. É algo que pode ajudar até mesmo na execução de tarefas no dia a dia.

Diminuição do risco de quedas

As quedas estão entre as principais causas de internação e morte da população idosa. Porém, é possível mitigar seus efeitos com a atividade física na terceira idade, já que os exercícios melhoram a capacidade de se movimentar.Uma pesquisa publicada na BioMed Research International comprova isso. Ela mostra que a prática regular de exercícios pode reduzir os riscos de queda em mais de 20%. É algo que se dá, principalmente, pelo ganho de massa muscular e pela melhoria da capacidade de movimentos.A mesma pesquisa revela que a capacidade motora pode se tornar até 50% maior, o que estimula a execução de movimentos simples com total segurança. Na prática, diminui os riscos de saúde, favorece a desospitalização por evitar quadros graves e eleva a confiança do idoso.

Reforço da capacidade cognitiva

Com o passar dos anos, muitos idosos observam uma redução na capacidade cognitiva. Pode haver impactos na habilidade de manter o foco, de ter percepção visual ou de manter a memória.Conforme publicado no Brain Sciences, atividades aeróbicas, em especial, melhoram as habilidades cognitivas de idosos. O estudo também identificou que, entre as possibilidades, a dança merece destaque por seus impactos.Uma das pesquisas do Journal of the American Geriatrics Society confirma o benefício. Com base nos resultados de quase 4 mil participantes, o estudo identificou uma melhoria na memória de trabalho, na fluência verbal, na flexibilidade cognitiva e na capacidade de aprendizado.Portanto, os exercícios não fazem bem apenas para o corpo, mas também para a mente.

Aumento da longevidade

Os efeitos sobre o corpo e sobre a mente da atividade física para idosos conferem não só um envelhecimento saudável. Há também um crescimento no nível de expectativa de vida.Segundo a American Heart Association, idosos têm 67% menos chances de morrer de qualquer causa se praticarem, por semana, um mínimo de 150 minutos de exercícios moderados ou vigorosos.Além desses, há outros aspectos positivos, que podem ser observados de forma diferente para cada pessoa. Entre eles, estão a melhoria do equilíbrio, o condicionamento físico, a redução dos níveis de insônia, a regulação do humor, a diminuição dos riscos de obesidade etc.

Quais exercícios ajudam a conquistar um envelhecimento saudável?

Para obter todos os benefícios da atividade física e envelhecer com saúde, é importante selecionar corretamente as atividades. Para isso, vale a pena contar com um médico, de preferência especialista em gerontologia.Ele poderá avaliar as condições de saúde, a capacidade do idoso e, junto a um fisioterapeuta, recomendar as melhores atividades e o nível de intensidade.A partir disso, é possível escolher entre diversas opções, como:
  • caminhada;
  • hidroginástica;
  • natação;
  • musculação;
  • pilates;
  • alongamento;
  • dança sênior e outras.
Muitas alternativas podem ser praticadas em dupla ou em grupo. Assim, ajudam a diminuir o nível de isolamento e favorecem a capacidade social. Isso também está relacionado ao nível de bem-estar.Como vimos, é possível conquistar o envelhecimento saudável com ajuda da atividade física regular e nos níveis certos. Portanto, vale a pena manter o corpo em movimento para ter muito mais qualidade de vida!Conhece alguém que aproveitará tais informações? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e marque os amigos!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *