Dança sênior: quais os benefícios dessa atividade na terceira idade?

Manter um bom nível de atividade física na terceira idade é essencial para ter qualidade de vida e conquistar um envelhecimento saudável. Entre as opções disponíveis, a dança sênior se destaca.Trata-se de uma forma de manter o corpo ativo, porém de uma maneira mais divertida e que gera mais interesse. Por isso, vale a pena conhecer a alternativa e como ela é capaz de gerar benefícios.Neste artigo, você saberá o que é a dança na terceira idade e quais são as suas vantagens. Confira!

O que é dança sênior?

Com o passar dos anos, o corpo passa a ter novas necessidades e a funcionar de um jeito diferente. Alguns movimentos ficam mais restritos, há menos força muscular e a agilidade também diminui. Então é preciso adaptar as atividades para as demandas dessa fase da vida.A dança sênior oferece exatamente isso, porque se trata de uma dança adaptada para os idosos. Logo, é uma atividade que considera as limitações, as necessidades e as possibilidades de melhoria para planejar movimentos, ritmo e prática.

Como ela é realizada?

A dança na terceira idade se destaca por se moldar às condições que são impostas pela idade e pelo funcionamento do organismo dos idosos. Por isso, ela não tem movimentos tão elaborados ou intensos como uma dança praticada por jovens, por exemplo.No entanto, não deixa de envolver referências culturais, como danças folclóricas e o estilo de salão. Há muitas coreografias e elas costumam ser praticadas em dupla. Os níveis variam do iniciante ao avançado e os movimentos trabalham grupos distintos, como braços, pernas e coluna.O ideal é que ela seja feita com o apoio de um professor especializado. Ele será capaz de orientar sobre a postura e o modo correto de realizar os movimentos.

Quais os benefícios da dança na terceira idade?

A prática da dança sênior pode trazer aspectos positivos para a vida da pessoa idosa. Primeiramente, é uma solução para ter um envelhecimento ativo, livre do sedentarismo e com maior habilidade de movimento.A atividade também favorece a circulação, melhora a coordenação motora de movimentos e aumenta a capacidade cognitiva. Como é preciso usar a memória para decorar a coreografia, há como estimular tal habilidade e desacelerar a progressão de doenças como o Alzheimer.Ela pode ser útil, ainda, para melhorar o nível de equilíbrio e até para fortalecer alguns músculos. Como consequência, surge como uma solução para reduzir os riscos de quedas e de acidentes domésticos.Além de toda a melhoria no condicionamento físico, a dança promove aspectos psicológicos positivos. O idoso passa a socializar com maior frequência e também pode expressar suas emoções por meio dos movimentos. Tudo isso ajuda a autoestima e favorece o bem-estar.Como podemos ver, a dança sênior é uma atividade física divertida e com grande potencial de gerar benefícios. Com a sua adoção, portanto, é possível garantir uma vida mais saudável para o idoso!O que você pensa sobre a dança para a terceira idade? Deixe o seu comentário e participe do debate!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *