6 Exercícios aeróbicos e de força para idosos que você deve conhecer

Praticar exercícios é recomendado em qualquer fase da vida. A atividade física na terceira idade é ainda mais importante, pois é um componente fundamental para o envelhecimento saudável. Portanto, vale a pena incluir exercícios aeróbicos para idosos, bem como alternativas de força.Dessa maneira, é possível atender as necessidades do corpo, que fica mais frágil com o passar dos anos. Ao manter o organismo em movimento, há como afastar doenças e complicações, o que mantém a saúde em dia e melhora a qualidade de vida.Então, para incorporar tais opções na rotina, veja 6 exercícios de força e aeróbicos para idosos!

1. Caminhada

A caminhada é uma das atividades mais simples, mas é repleta de benefícios. Ela otimiza a circulação, favorece o funcionamento cardiorrespiratório e também ajuda a ampliar o nível de mobilidade.É possível praticá-la de forma individual ou em grupo, tanto com outros idosos quanto com membros mais novos da família. Além disso, há como escolher ambientes em contato com a natureza, o que potencializa as vantagens.

2. Natação

Ao pensar em exercícios aeróbicos para idosos, a natação se destaca. Essa é uma atividade na terceira idade que protege as articulações, melhora o condicionamento físico e fortalece os pulmões.A natação pode ser praticada em diversas modalidades, distâncias e intensidades, o que permite que ela se adapte a condições variadas de saúde.

3. Hidroginástica

Além da natação, existe outra atividade na água que é bem-vinda: a hidroginástica para idosos. Ela consiste na prática de exercícios em uma piscina, de acordo com o apoio de um instrutor.Por ser feita na água, não causa impactos nas articulações, ao mesmo tempo em que melhora a força muscular, acelera o metabolismo e aumenta a oxigenação das células. Por levar a uma sensação de relaxamento, também pode diminuir os impactos da insônia.

4. Dança

A atividade física na terceira idade pode (e deve) ser divertida. Por isso, a dança é uma excelente alternativa entre os exercícios aeróbicos para idosos. Há muitas opções, como dança de salão, zumba etc.Essa é uma atividade que amplia a agilidade, eleva os reflexos e até favorece a memória. Além de tudo, estimula o encontro social, o que diminui a sensação de isolamento e reforça a autoestima do idoso.

5. Pilates

O pilates para idosos utiliza os principais conceitos do método, como usar o próprio corpo como instrumento para a prática de exercícios. Também envolve o uso de bolas, elásticos e outros equipamentos.Dependendo da indicação, pode servir como uma atividade física de força para idosos. Os benefícios incluem a melhoria na postura, a restauração do equilíbrio e o aumento do nível de consciência corporal.

6. Alongamento

O alongamento para idosos não deve ficar de fora dos exercícios para a terceira idade. Ele permite diversos movimentos que envolvem grupos musculares como costas, pernas, braços e pescoço.Desde que seja realizado corretamente e com orientação, o alongamento serve para aliviar tensões e dores musculares, melhorar a flexibilidade e prevenir lesões e quedas.Os exercícios aeróbicos para idosos, bem como os de força, ajudam a reverter mudanças que surgem com o passar dos anos e que prejudicam o bem-estar. Com a prática regular, é possível ter mais saúde e um envelhecimento ativo.Use o espaço dos comentários para contar quais atividades você já pratica ou em quais delas têm interesse!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *