Pilates para idosos: por que praticar essa atividade na terceira idade?

O pilates foi originalmente criado para ajudar soldados a se recuperarem mais rapidamente de lesões sofridas em batalha. A técnica evoluiu e, hoje, é capaz de auxiliar diversas pessoas. O método pilates para idosos, por exemplo, pode trazer muitos efeitos positivos diante do envelhecimento.A técnica se diferencia de outras abordagens terapêuticas e também contempla as necessidades que surgem com maior intensidade na terceira idade. No entanto, é preciso que tudo seja executado corretamente.Para entender melhor o que esse método pode oferecer, veja por que vale a pena praticar o pilates na para idosos!

Por que a prática é importante diante do envelhecimento?

Com o passar dos anos, é natural que o corpo passe por transformações que geram novas demandas. O envelhecimento pode provocar uma perda do tônus muscular, por exemplo. Além disso, doenças — como a osteoporose — podem diminuir a densidade óssea.Outras condições crônicas afetam o funcionamento do corpo. A diabetes é um exemplo que pode levar a quadros de neuropatia, que limitam ou suprimem os movimentos. Também há alterações no equilíbrio, uma redução na flexibilidade e na amplitude de movimento.Pode haver, ainda, prejuízos à postura e condições correlatas. Para evitar a degeneração do sistema muscular e esquelético, é fundamental praticar atividades físicas — e o pilates para idosos é muito útil.Por suas características, ele é uma atividade sugerida no âmbito da Gerontologia. Com isso, fisioterapeutas especialistas em Fisioterapia Gerontológica costumam orientar a atividade.

Como funciona o pilates para a terceira idade?

Diante das novas necessidades do organismo na terceira idade, faz sentido que o pilates seja adaptado para idosos. Os princípios da técnica são mantidos, como focar no abdômen como centro do movimento, realizar exercícios e alongamentos e fazer poucas repetições.A diferença é que, para os idosos, são consideradas limitações funcionais de movimento e condições de saúde, como a osteoporose ou dificuldades musculares.A partir de um entendimento sobre as exigências dos grupos musculares e dos movimentos, o instrutor recomenda exercícios que contemplem essas necessidades. É comum o uso de bolas e elásticos, bem como de aparelhos focados na postura e na amplitude de movimento.Entre os exercícios, há opções de alongamento, alternativas que ajudam a liberar a amplitude dos movimentos, possibilidades que trabalham o equilíbrio etc.

Quais são os benefícios do pilates para idosos?

A prática de pilates na terceira idade é uma solução para reverter ou evitar o sedentarismo nessa fase, o que melhora a saúde do corpo e toda a qualidade de vida.Com a prática regular, seguindo a recomendação dos especialistas, é possível obter benefícios como:
  • maior condicionamento físico;
  • melhora no nível de flexibilidade;
  • melhora na postura corporal;
  • redução das dores musculares e articulares;
  • recuperação de lesões, de operações ou mitigação de efeitos causados por doenças crônicas;
  • aumento do senso equilíbrio;
  • redução dos riscos de quedas e acidentes;
  • reforço da coordenação motora;
  • otimização da função cardiorrespiratória;
  • elevação da força muscular;
  • aumento da consciência corporal, entre outros.
Como podemos ver, a adoção de pilates para idosos é uma possibilidade que pode garantir mais qualidade de vida, consciência corporal e fortalecimento muscular. Com o trabalho orientado na técnica, é possível adquirir mais bem-estar ao envelhecer!Você considera que estas informações podem ajudar outras pessoas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque os amigos!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *