11 Maneiras de reduzir o risco de quedas na terceira idade

As quedas na terceira idade são mais que um inconveniente ou um susto para os idosos. As situações podem ter graves consequências, como a fratura de ossos, a perda de movimentos e até o risco ampliado de morte.Para isso, é essencial que a família atue de forma proativa, com atenção constante. Afinal, o que é simples para alguém mais jovem pode ser um grande obstáculo para quem é mais velho e tem reflexos mais lentos, por exemplo.A seguir, veja 11 maneiras de reduzir o risco de queda!

1. Identifique onde estão os maiores riscos

Para realmente reduzir quedas em idosos, o primeiro passo envolve reconhecer onde estão os problemas principais. Isso exige entender quais são as maiores causas de quedas. Elas envolvem desde questões de saúde até elementos presentes no ambiente.

2. Crie ambientes seguros para a circulação do idoso

Após identificar e avaliar os riscos, é preciso tornar os locais devidamente protegidos para o idoso. Então, foque nos locais em que ele mais circula e elimine quaisquer obstáculos ou itens que possam causar quedas.Roupas ou brinquedos espalhados, por exemplo, podem causar tropeços e quedas. Da mesma forma, fios soltos e um tapete dobrado podem criar uma combinação indesejável que propicia as quedas na terceira idade.

3. Estimule a movimentação para evitar quedas na terceira idade

As quedas em idosos se tornam mais frequentes diante do sedentarismo. Afinal, quanto menos a pessoa da terceira idade se mexe, mais fracas se tornam suas estruturas musculares. Como resultado, há maior risco de queda.Para prevenir tal questão, o ideal é estimular a movimentação no dia a dia, ainda que por breves minutos. Além de aumentar a segurança, é algo essencial para a saúde na terceira idade.

4. Conte com ajuda de profissionais gerontológicos

Você não precisa agir na prevenção de quedas na terceira idade de modo solitário. Ter o auxílio de especialistas na saúde de idosos faz a diferença e melhora a qualidade de vida.Portanto, o ideal é procurar profissionais especializados no assunto. Um fisioterapeuta gerontológico, por exemplo, pode realizar exercícios e atividades que elevam o equilíbrio.Além disso, lembre-se de que condições de saúde e uso de certos medicamentos também aumentam o risco. Então, é necessário fazer visitas regulares a um clínico ou geriatra, de modo a acompanhar as condições.

Outras formas de mitigar os riscos das quedas

Ainda é possível citar outras maneiras de evitar quedas e de garantir o bem-estar em idosos. Entre elas, estão:
  1. Retire itens decorativos nos espaços de circulação no ambiente doméstico;
  2. Melhore o nível de iluminação dos espaços;
  3. Escolha um piso adequado, especialmente para áreas molhadas;
  4. Tenha cuidado com o uso de tapetes e com a presença de degraus;
  5. Aumente o destaque entre degraus de uma escada;
  6. Instale elementos de apoio em pontos de circulação;
  7. Tenha atenção com os calçados usados pelo idoso.
Os riscos de quedas na terceira idade precisam ser reconhecidos e reduzidos com cuidado, a fim de deixar sua casa mais segura. Somente desse modo é possível evitar as graves consequências para a saúde e para o bem-estar do idoso!Por falar nisso, descubra como acontecem as quedas em idosos e se prepare ainda mais para preveni-las!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *