Envelhecimento da população mundial: saiba mais sobre o tema!

A população está passando por um processo de envelhecimento em praticamente todos os países do mundo, mesmo que em ritmos diferentes. É esperado que a expectativa de vida seja maior em locais desenvolvidos, mas países emergentes também vivem mudanças na sua pirâmide etária.Em 2020, a estimativa é que as pessoas com mais de 60 anos representem 13% da população no mundo. Em 2040, o percentual deve crescer para 19% — evoluindo até 23% até o ano de 2060.Diante desta realidade, é fundamental entendermos melhor este processo. Continue a leitura e saiba mais sobre as causas e consequências do envelhecimento da população mundial!

Quais são as causas do envelhecimento da população?

Em grande parte, o aumento do número de idosos no Brasil e no mundo representa avanços nas ciências e nas profissões da saúde. Afinal, a qualidade de vida é maior a depender dos cuidados que as pessoas recebem ao longo dos anos.Saiba mais sobre as causas do fenômeno:

Aumento da expectativa de vida

Sabemos que a medicina e os atendimentos multidisciplinares à população vêm melhorando a cada ano e oferecendo tratamentos cada vez mais eficazes. Com isso, muitas doenças passaram a não trazer o mesmo risco de morte que tinham antes.No Brasil, a expectativa de vida foi de 76,3 anos no ano de 2018. Desde 1940, podemos dizer que ela subiu em mais de 30 anos. Logo, passamos por um grande desenvolvimento em relação aos modos de vida e aos cuidados à saúde.

Diminuição da quantidade de nascimentos

Além disso, outro fator relacionado ao envelhecimento da população e às mudanças na pirâmide etária é a redução no número de nascimentos. Quando comparamos a sociedade atual com as décadas passadas é possível perceber mudanças significativas.Há alguns anos, as famílias eram muito maiores — os casais chegavam a ter oito, doze ou até mais filhos. Atualmente, muitos optam por ter apenas uma ou duas crianças. Outros casais, por outro lado, decidem não ter filhos.A queda na taxa de fertilidade diminui o número de crianças e jovens e aumenta a proporção de pessoas idosas na sociedade. Com isso, há o envelhecimento mais acentuado da população.

As consequências e os desafios do envelhecimento da população

Agora, você já conheceu dois dos principais aspectos relacionados à realidade que causa uma população mais velha no mundo. Mas quais são as consequências desse fenômeno?Em primeiro lugar, é preciso pensar na saúde e no cuidado oferecido às pessoas.Quando se passa dos 60 anos é importante contar com profissionais capacitados para entender as especificidades da faixa etária e prestar atendimentos que contribuam com a qualidade de vida na terceira idade.Afinal, o envelhecimento da população gera novas demandas ligadas à saúde e ao bem-estar. É preciso que os países estejam preparados para promover o envelhecimento saudável e inclusivo na sociedade.  Este é o principal desafio dessa nova realidade: a necessidade de adaptação da sociedade como um todo.Existem diversos aspectos a considerar para prestar suporte às pessoas mais velhas e lidar com os desafios da nova fase com tranquilidade. Além de possíveis limitações funcionais, os idosos lidam com mudanças sociais e impactos emocionais da fase.Por isso, é fundamental que o mundo comece a enxergar com olhos mais cuidadosos esta tendência de envelhecimento da população e avaliar medidas para oferecer o suporte necessário aos idosos no médio e longo prazo.

Concluindo

Como você pode perceber, entender o envelhecimento da população e saber lidar com as particularidades desse processo é essencial. Afinal, o fenômeno afeta a vida de todos, já que é relevante planejar o próprio futuro e contribuir para um desenvolvimento mais saudável das pessoas à sua volta.Quer continuar aprendendo mais sobre este tema? Então continue acompanhando as publicações do nosso blog! Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *