Coronavírus: como manter a clínica de fisioterapia mais segura durante a pandemia?

O coronavírus trouxe desafios e dúvidas para muitos brasileiros e também para profissionais de saúde. Você sabe, por exemplo, como manter os atendimentos na clínica de fisioterapia com segurança durante a pandemia?

Esse é um assunto que demanda muita atenção e cuidado. Afinal, é preciso proteger a si mesmo, aos seus pacientes e à sua família. Logo, é essencial se manter constantemente bem informado para saber o que fazer. 

Profissionais de fisioterapia e outras áreas da saúde são importantíssimos no contexto de crise sanitária. Então veja como garantir a proteção em seus atendimentos! 

Clínicas de fisioterapia podem estar abertas? 

Uma das maiores particularidades da pandemia do coronavírus é a necessidade de isolamento social. Em muitos estados do Brasil e em outras partes do mundo está havendo restrição na circulação de pessoas e na abertura de comércios e serviços. 

Contudo, as clínicas de fisioterapia continuam abertas, pois atendimentos de saúde estão entre os serviços essenciais – e podem, portanto, funcionar. Inclusive, fisioterapeutas têm função importante na orientação e acompanhamento de pessoas em dificuldade respiratória causada pela doença. 

Além de atuar em hospitais e nos serviços da linha de frente, os profissionais que trabalham em clínicas ou com atendimentos residenciais podem continuar vendo os pacientes que se beneficiam da fisioterapia no dia a dia. Mas, claro, é preciso seguir uma série de cuidados. Conheça os principais a seguir: 

Realizar uma triagem

Ainda que esteja autorizado a acompanhar pacientes em casa e na clínica, é indicado que o fisioterapeuta realize uma triagem dos casos para evitar maiores riscos. 

Pessoas que estão com sintomas de gripe não devem ser atendidas. Isso porque a orientação é que quem tenha sintomas que possam ser de covid-19 fique em casa, em quarentena. Em demandas de emergência, os pacientes devem ser encaminhados para atendimento especializado. 

Remarcar pacientes 

A utilidade do processo de triagem é garantir maior segurança ao profissional e a todos os pacientes que terão contato com ele. Mas vale lembrar que pessoas assintomáticas também podem ter o coronavírus e passar aos outros. 

Por isso, cabe ao fisioterapeuta avaliar se é melhor remarcar pacientes que façam parte do grupo de risco – como idosos ou diabéticos. Quando for possível adiar o atendimento isso deve ser considerado, mas cada caso deve ser avaliado com cuidado. 

Garantir a biossegurança

Mais uma medida indispensável para quem mantém o atendimento na clínica de fisioterapia durante a pandemia é atentar para a biossegurança do local. Segundo orientações do CREFITO, o profissional é responsável por organizar os recursos e garantir a higienização de tudo.

Um ponto importante é buscar a ventilação natural dos espaços. Logo, vale a pena evitar o uso
do ar-condicionado. Evite também o encontro de vários pacientes ou acompanhantes na sala
de espera. 

Além disso, as cadeiras devem ter pelo menos um metro de distância entre si. A limpeza das salas e dos materiais precisa ser impecável. Não se esqueça, ainda, de disponibilizar itens para a higiene das mãos e solicitar o uso de máscara a todos que compareçam à clínica.

Tomar medidas de distanciamento social

Durante a pandemia, o ideal é que se saia de casa apenas quando necessário. Então, para manter a segurança de seus pacientes, busque praticar o isolamento quando não estiver no trabalho. O uso de máscaras ou EPIs é outra boa medida.
Além disso, existem alguns cuidados importantes de distanciamento social na clínica. Por exemplo, não cumprimentar os pacientes, colaboradores ou colegas com apertos de mão ou abraços. Tente aproximar-se apenas quando for indispensável. Com essas dicas, você conseguirá manter os atendimentos na clínica de fisioterapia com toda a segurança que uma pandemia exige. Lembre-se que a crise do coronavírus demanda compromisso de todos nós para que a situação não se agrave! 

E então, nosso post lhe ajudou? Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um
comentário!
Aproveite também para seguir as publicações do Geridades no Facebook e Instagram.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *