Saúde do idoso em dia: 4 dicas para uma vida saudável em 2023

Mesmo com o avanço da medicina em diversos tratamentos, o envelhecimento causa alterações no corpo humano. Os sentidos mudam, o metabolismo desacelera e a vitalidade de ossos e músculos diminui, por exemplo.Então é fundamental que o idoso tenha uma rotina saudável. Dessa maneira, é possível evitar ou desacelerar o desenvolvimento de doenças, além de aumentar a qualidade de vida. Assim, ter uma saúde estabilizada permite desfrutar de uma vida mais tranquila.Pensando nisso, este artigo apresentará 4 dicas para os idosos terem uma vida mais saudável em 2023. Confira!

1.     Mantenha uma rotina de práticas de exercícios físicos

Praticar exercícios físicos com regularidade melhora o condicionamento cardiorrespiratório, fortalece os músculos e reduz o risco de fraturas. Contudo, é preciso ter cuidado ao iniciar uma modalidade física.Antes de começar, você deve se consultar com o médico e avaliar quais exercícios são permitidos e quais devem ser evitados. Isso ajuda a evitar o desenvolvimento de outros problemas clínicos, como lesões.O processo é mais simples para quem já tem histórico de realização de atividades físicas. Contudo, também existem exercícios físicos menos complexos que podem ser adequados aos sedentários.

2.     Faça um acompanhamento médico regular

A prevenção é fundamental para a saúde do idoso. Além disso, o controle clínico das doenças já existentes ajuda a evitar complicações e modificar os tratamentos conforme os resultados dos exames e as recomendações médicas.Logo, evite buscar ajuda médica somente quando houver sintomas. Ao visitar o médico regularmente, é possível monitorar os parâmetros biológicos adequadamente para identificar problemas clínicos passíveis de tratamento.

3.     Foque em uma alimentação saudável

Os idosos podem sofrer com a perda do paladar, o que prejudica o apetite e a qualidade de vida. Esse processo favorece a deficiência nutricional e pode provocar doenças graves, como a anemia.Por isso, é essencial buscar uma alimentação saudável, considerando as necessidades calóricas e nutritivas específicas dessa fase da vida. Para tanto, vale a pena ter acompanhamento com um profissional da área.Outra dica é fazer as refeições na mesa, em conjunto com toda a família. Esse hábito incentiva a boa alimentação, além de promover a socialização e integração.

4.     Tenha um sono de qualidade

O sono de qualidade é outra dica fundamental para o idoso ter uma vida saudável. No entanto, esse quesito pode ser bastante desafiador, pois o avançar da idade gera a tendência de desequilíbrio dos hormônios que induzem o sono.Nesse sentido, existem idosos com insônia constante e outros com sonolência diurna. Nesse caso, a dica é avaliar a necessidade de realizar mudanças no ambiente da noite ou incluir estratégias medicamentosas. Assim, é possível aumentar o conforto para iniciar o sono e mantê-lo.Ao seguir essas 4 dicas, você pode ter uma rotina mais saudável. Isso favorece a longevidade e a qualidade de vida, permitindo que se usufrua dessa etapa ao lado de sua família com mais tranquilidade e disposição!Gostou do conteúdo? Então entenda a importância da rotina diária para os idosos!Aproveite também para seguir a Geridades nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *