O que faz um fisioterapeuta especialista em gerontologia?

A gerontologia é uma área da saúde dedicada ao processo de envelhecimento e ao cuidado com os idosos. Considerando que a terceira idade apresenta desafios de ordem física, um dos profissionais que aplicam os conhecimentos é o fisioterapeuta especialista em gerontologia.Como essa área ainda é relativamente nova, é importante entender como se organiza a profissão. Assim, você compreenderá quais podem ser as suas funções e responsabilidades e onde estão as principais oportunidades de sucesso profissional nesse campo.Na sequência, descubra mais sobre a fisioterapia gerontológica e veja como você pode atuar nela!

O que é um fisioterapeuta especialista em gerontologia?

O fisioterapeuta especialista em gerontologia é um profissional que direciona seus conhecimentos para o cuidado com a pessoa idosa, considerando as características e os desafios do processo de envelhecimento.Entre seus objetivos profissionais, estão a reabilitação do idoso e a preservação de suas capacidades funcionais, dentro do que for possível em cada caso. Para atuar na área, é preciso ter a graduação em fisioterapia e buscar uma especialização em gerontologia.

Quais são suas atribuições?

Conhecer o fisioterapeuta especialista em gerontologia também exige saber como o profissional atua. Nesse caso, é necessário prestar atendimento ao idoso de forma totalmente personalizada, considerando suas limitações, capacidades e questões de saúde.A partir disso, o fisioterapeuta pode agir para reforçar, manter ou recuperar a independência funcional do paciente, dentro do que for viável. Por meio de protocolos de atendimento, exercícios e técnicas específicas, o idoso pode recuperar ou manter seus movimentos, por exemplo.Ainda, é comum que sejam aplicadas técnicas para evitar perdas ósseas, musculares e de amplitude de movimento — que são frequentes com a terceira idade. Assim, o fisioterapeuta pode contribuir com o envelhecimento ativo e com mais bem-estar.Outro ponto importante é que o fisioterapeuta especialista em gerontologia não considera apenas a parte física. São avaliados fatores como a capacidade cognitiva, a saúde mental e as relações sociais. Logo, o atendimento avalia todas as características e necessidades do paciente.Note que essas atribuições são diferentes daquelas observadas em um fisioterapeuta geriátrico. Nesse segundo caso, o foco está mais na reabilitação e no manejo das consequências de doenças ligadas à idade.Na união entre fisioterapia e gerontologia, por outro lado, existe um foco maior na prevenção e na manutenção da qualidade de vida.

Quais são as oportunidades de seguir essa especialidade?

Agora que você sabe como atua o fisioterapeuta especialista em gerontologia, vale a pena conhecer as oportunidades da área. O primeiro ponto a considerar é o potencial de crescimento do setor, o que se deve, principalmente, ao envelhecimento populacional.Até 2050, a população idosa poderá duplicar, chegando a 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Além disso, existem muitas possibilidades para evoluir profissionalmente. Você pode trabalhar em uma clínica voltada para idosos ou mesmo em instituições de longa permanência, por exemplo.Outra opção consiste em empreender. Existe a alternativa de abrir a própria clínica ou realizar atendimentos personalizados na casa do paciente. Logo, não faltam oportunidades para desenvolver a carreira e atingir seus objetivos profissionais.Como você viu, o fisioterapeuta especialista em gerontologia é um dos profissionais mais importantes para a saúde do idoso. Além do potencial de crescimento da área, você pode aproveitar diversas possibilidades para atuar nesse segmento.Ainda tem alguma dúvida a respeito dessa especialização? Conte nos comentários!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *