5 Dicas de prevenção ao câncer em idosos

A chegada da terceira idade requer uma série de cuidados, especialmente em relação à prevenção ao câncer. Por isso, é importante compreender como essa doença acomete os idosos e quais são as formas de evitá-la.Embora o câncer seja uma doença grave, com alguns cuidados e hábitos simples é possível preveni-lo. Ademais, há a chance de percebê-lo com antecedência — o que facilita o tratamento e permite uma vida mais saudável.Quer saber quais cuidados são esses? Então continue a leitura e conheça as 5 dicas de prevenção ao câncer em idosos!

Quais os principais tipos de câncer que acometem idosos?

Antes de acompanhar as dicas para fazer a prevenção correta do câncer nos idosos, é importante saber quais tipos dessa doença mais acometem pessoas com mais de 60 anos. Eles são:
  • câncer de pele: o câncer de pele não-melanoma é uma das doenças cancerígenas mais comuns entre idosos. Ela ocorre, principalmente, devido à grande exposição ao sol;
  • câncer de próstata: bastante comum em homens acima de 65 anos, os principais sintomas do câncer de próstata são dores ao urinar, sangue na urina e disfunção erétil;
  • câncer no estômago: sendo um dos tipos de câncer mais comuns, seu surgimento está relacionado tanto à idade quanto a maus hábitos durante a vida.

5 Dicas para prevenir o câncer em idosos

Como você viu, existem diferentes tipos de câncer que são frequentes em idosos. Por isso, é fundamental adotar medidas para preveni-los. Afinal, além de evitar o seu surgimento, a prevenção também permite a detecção precoce da doença — o que torna o tratamento mais eficiente.Agora que você compreende os principais tipos de câncer que acometem os idosos, bem como a importância da prevenção, é necessário saber como fazê-la. Para isso, confira 5 dicas!

1. Mantenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é fundamental para a prevenção do câncer. Principalmente para idosos, é indispensável que as refeições contem com mais alimentos de origem vegetal do que animal.Além disso, vale a pena evitar ao máximo os alimentos industrializados. Também é importante fazer refeições intermediárias. Comer de três em três horas, por exemplo, favorece o bom funcionamento do corpo, evitando disfunções e prolongando a saúde.

2. Faça exercícios regularmente

Manter o corpo em atividade também é muito importante. Nesse sentido, para prevenir o câncer na terceira idade é fundamental fazer exercícios regularmente. O ideal é encaixá-los em sua rotina, por meio de uma atividade que você goste — por exemplo, esporte, dança ou musculação.

3. Não fume

O consumo de tabaco é o principal fator de risco para a mortalidade de câncer. Afinal, diversas substâncias tóxicas são liberadas a partir do cigarro. Portanto, se você deseja ter uma vida saudável, não fume!

4. Evite excesso de sol

A exposição ao sol traz benefícios, principalmente por garantir vitamina D. Contudo, o excesso de sol pode gerar problemas de saúde, como o câncer de pele. Por isso, é essencial evitar tomar sol nos períodos de maior incidência, entre 10h e 16h, e sempre usar protetor solar.

5. Faça acompanhamento médico

Além de tomar os cuidados citados, é necessário fazer acompanhamento médico para a prevenção adequada do câncer. Assim, procure fazer exames periodicamente. Um check-up anual, por exemplo, pode evitar o desenvolvimento de doenças, bem como percebê-las com antecedência.Como você viu, fazer a prevenção do câncer em idosos traz diversos benefícios. Além de evitar a doença, as dicas trabalhadas neste artigo permitem o desenvolvimento de uma vida mais saudável e tranquila, fazendo com que essa fase da vida possa ser aproveitada da melhor maneira possível!Você conhecia essas informações? Para saber mais sobre como cuidar de sua saúde, confira as 4 atividades terapêuticas para idosos que vale a pena conhecer!Não perca as atualizações da Geridades: estamos no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *