Ergonomia para idosos em home office: 3 dicas para manter o conforto e a saúde no trabalho

Trabalhar de casa tem sido cada vez mais comum. Principalmente durante a pandemia de covid-19, as atividades realizadas por meio do computador foram indispensáveis para a sociedade. Afinal, elas permitem se manter trabalhando e até mesmo aproveitar momentos de lazer com amigos e familiares.Contudo, para que essas atividades sejam realizadas sem prejuízos à saúde, é necessário cuidar da ergonomia no home office. Sem isso, uma série de problemas podem surgir, principalmente no caso de idosos.Quer entender mais sobre como a ergonomia no home office funciona e qual sua importância para a saúde na terceira idade? Então continue a leitura deste artigo!

O que é ergonomia?

Ergonomia é um termo que parte da junção entre as palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural). Surgido no século XVII, esse conceito consiste no estudo da relação dos seres humanos com os equipamentos utilizados em seu ambiente de trabalho.Dessa forma, a palavra faz referência à interação entre trabalhador e equipamentos, como máquinas industriais e ferramentas. Contudo, desde a popularização do trabalho a partir de computadores, a ergonomia passou a fazer referência majoritariamente à interação homem-computador.

Qual a importância da ergonomia para idosos em home office?

Agora que você entende o que é ergonomia, é importante analisar qual sua importância para idosos em home office. Embora o trabalho (e também o lazer) em casa por meio do computador tenha suas vantagens, é necessário saber como lidar com ele para evitar dores e doenças.Visto que o corpo humano não é naturalmente feito para ficar sentado por um longo período em frente às telas, é necessário adotar certas posturas e hábitos para que essa atividade não seja prejudicial à saúde. Como idosos têm maior fragilidade física, a atenção deve ser maior.

3 Dicas para manter a saúde ao trabalhar em casa

Como você viu, é fundamental organizar a ergonomia para poder usufruir do home office sem grandes problemas, principalmente no caso de pessoas idosas. Para isso, vale a pena seguir algumas dicas.Confira!

1. Escolher o cômodo adequado

Um primeiro ponto é a escolha do cômodo para a atividade home office. É importante escolher um local silencioso, que permita a concentração e que seja bem ventilado. Se não for possível contar com um escritório específico, procure um local confortável e com móveis que favoreçam a postura.

2. Prestar atenção na iluminação

Para que as tarefas em frente ao computador sejam feitas sem prejuízo à saúde, é necessário ter um ambiente bem iluminado. Assim, é essencial dar preferência à luz natural e luzes de LED. Ademais, não posicione as luzes de forma a incidir diretamente sobre seus olhos ou a tela do computador.

3. Considerar a mesa e a cadeira

Por fim, é indispensável considerar a mesa e a cadeira que você utilizará para fazer seu home office. Embora o trabalho em casa possa ser feito da cama ou do sofá, isso não é indicado.O ideal é optar por mesas que caibam suas pernas, tenham espaços suficientes para seus equipamentos e braços. Além disso, a cadeira deve ser confortável e adequada ao seu tamanho, permitindo que você mantenha a postura ereta enquanto está em frente à tela.Melhorar a ergonomia do home office é fundamental para trabalhar de casa sem ter problemas de saúde. Especialmente no caso de idosos, seguir as dicas presentes neste artigo pode fazer toda a diferença — garantindo bem-estar e tranquilidade durante e depois da interação no computador.Gostou deste conteúdo? Então deixe seu comentário aqui embaixo!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!  

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *