Os desafios do público 60+ e a inclusão no mercado de trabalho

Pesquisas indicam que a presença do público 60+ no mercado de trabalho brasileiro está crescendo. Em 2018, os idosos representaram 7,8% da força de trabalho no país. Embora seja um percentual pequeno, ele aumentou ao longo dos anos.Os dados indicam que a população mais velha está adiando sua saída do trabalho. Há diversos motivos para isso e são muitos os desafios enfrentados por este público ao optarem por continuar atuando profissionalmente.Vamos falar sobre o assunto?

Por que muitos idosos continuam trabalhando?

Todos nós sabemos que há uma tendência recente de envelhecimento da população. A pirâmide etária tem se modificado em todo o mundo – e no Brasil não é diferente. E o fenômeno traz alguns desafios para a sociedade.Afinal, se as pessoas estão conseguindo viver por mais tempo e com mais qualidade de vida, nossa rotina muda. Por exemplo, a previdência social tem sido reformulada ao longo dos últimos anos e a idade mínima para aposentadoria tem aumentado.Além da mudança na previdência, muitos idosos continuam trabalhando mesmo depois de se aposentarem. Em boa parte das vezes, isso se deve a dificuldades financeiras. Por falta de planejamento ao longo da vida, fica difícil viver apenas com a renda do INSS.Não podemos deixar de citar, ainda, mais um motivo relevante para a continuidade do trabalho: atuar profissionalmente é visto como um fator que mantém o propósito de vida na terceira idade.Assim, existem idosos que optam por continuar trabalhando para se manter ativo e ocupar o tempo e a mente.

Quais os desafios do público 60+ no mercado de trabalho?

Independentemente dos motivos que levam a população idosa a desejar continuar no emprego, é inegável que ela enfrenta desafios significativos no mercado. Afinal, normalmente há uma preferência de empresas por profissionais mais jovens.Apesar da preferência ser uma realidade, algumas companhias têm aberto sua cultura para inclusão de profissionais mais experientes. Logo, existem também oportunidades interessantes para quem precisa ou tem interesse em continuar trabalhando.Contudo, outro desafio relevante para a o público 60+ no mercado de trabalho é a necessidade de qualificação. Como representantes de outra geração, muitos idosos não acompanham as necessidades de atualização constante que rege o mercado hoje.Com isso, pessoas que não concluíram o ensino médio ou não têm diploma de ensino superior, por exemplo, enfrentam uma maior dificuldade para conquistar vagas de emprego. Consequentemente, a informalidade é uma realidade comum entre os idosos.

Como se manter ou entrar no mercado?

Você viu que existem motivos variados para buscar a continuidade no trabalho. Além disso, há a necessidade de se adaptar às novas exigências de empresas atualmente. Então, quem deseja se manter ativo pela saúde ou por questões financeiras deve buscar informação.Uma boa dica para os idosos que buscam oportunidades é procurar por empresas com valores ligados à inclusão da população mais velha. Assim, é possível trabalhar com mais saúde e ter contato com pessoas que lhe respeitarão.Além disso, um cuidado importante é prezar pela flexibilidade. Encontrar um emprego que tenha horário flexível e que não exija muito fisicamente é o ideal. Empreender também é uma boa opção para fazer os próprios horários e seguir seu ritmo de vida.Neste post, você entendeu um pouco mais sobre o contexto encontrado pelo público 60+ no mercado de trabalho.Aproveite as informações que compartilhamos e veja como utilizá-las para conquistar seus objetivos na vida profissional. Afinal, nunca é tarde para realizar suas metas e desejos pessoais!Tem alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião e experiências!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *