Confraternização: entenda a importância para idosos e como fazer no fim de ano!

A confraternização de fim de ano é uma grande oportunidade para aproveitar a companhia de quem gostamos, comer as comidas típicas dessa época e se divertir. Para os idosos, isso não é diferente. No entanto, muitos imaginam que pessoas de mais idade não gostam de festas.Entretanto, a verdade é que, muitas vezes, as comemorações não consideram as necessidades dos idosos para eles poderem participar ativamente. Por essa razão, é fundamental se preocupar em preparar a confraternização mais adequada ao público mais velho.Quer entender como fazer isso? Continue a leitura! Neste post, você descobrirá a importância da socialização na terceira idade e como fazer uma festa inclusiva de fim de ano.Vamos lá?

Qual é a importância da socialização para os idosos?

Antes de aprender como incluir os idosos nas festas de fim de ano, é interessante entender a importância da socialização para essas pessoas. O fato é que os humanos são seres sociáveis e que vivem em grupo. Desse modo, a interação social é fundamental para o seu bem-estar.Porém, com o avanço da idade, é comum que muitos se sintam mais sozinhos e deprimidos, perdendo o interesse em atividades que gostavam antes. Contudo, quando há a interação social, a tendência é que o idoso se sinta mais disposto e com mais autoestima.Consequentemente, a sua qualidade de vida melhora — inclusive, sua saúde. Isso porque, quando um indivíduo interage, se diverte e sorri com frequência, o organismo libera hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.Isso proporciona diversos benefícios, por exemplo:

Como preparar as festas de fim de ano inclusivas para os idosos?

Como você viu, manter a interação social é muito importante para o bem-estar e a saúde dos idosos. Então, considerando que na confraternização de fim de ano as pessoas ficam mais próximas, pode ser uma ótima oportunidade para conversar e se divertir.Mas, para que essa festa seja inclusiva para os indivíduos da terceira idade, é necessário prestar atenção a alguns detalhes. Veja quais são!

Ambiente e decoração

É imprescindível que o ambiente seja cômodo para os idosos. Afinal, eles podem se cansar com maior facilidade. Portanto, deixe cadeiras seguras e confortáveis para que eles se sentem próximos aos demais. Assim, os mais velhos poderão interagir com todos, sem precisar ficar em pé e desconfortáveis.Além disso, se preocupe para que a decoração não atrapalhe a locomoção, garantindo que ela não cause acidentes. Os tapetes, por exemplo, podem colaborar com escorregões e tropeços.

Comidas e bebidas

As festas de fim de ano envolvem muitas comidas saborosas, bebidas e doces. Porém, há idosos com doenças que necessitam de restrições alimentares, como diabéticos e hipertensos. Nesses casos, é interessante adaptar o cardápio com opções adequadas para essas pessoas.Outro ponto de muita atenção é que idosos costumam fazer as refeições mais cedo. Portanto, se a ceia acontecerá apenas mais tarde, permita que eles sirvam antes — evitando sensação de fome ou mal-estar por comerem fora do horário habitual.Como você aprendeu, a confraternização de fim de ano pode ser uma oportunidade para o idoso interagir e rever as pessoas que gosta. Por isso, é importante que a família e os amigos preparem as festas inclusivas para que todos possam aproveitá-las da melhor forma.Gostou dessas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam aprendê-las! Aproveite e siga a Geridades no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *