Você sabe o que é intergeracionalidade? Entenda os seus benefícios!

À medida que as pessoas vivem mais, suas oportunidades de contato com várias gerações aumentam. Assim, há espaço para a intergeracionalidade. Mas, para que isso aconteça, é necessário mudar a visão da sociedade sobre o papel do idoso.Quer saber mais sobre o assunto? Então confira a seguir o que é intergeracionalidade e quais são os benefícios de se envolver com diferentes gerações!Acompanhe!

O que é intergeracionalidade?

A intergeracionalidade se refere à cadeia de relações entre avós, pais, filhos adultos e netos. Nessa relação, existe certa reciprocidade entre os membros da família — que beneficia a todos. Por exemplo, os netos podem viver experiências enriquecedoras com seus avós.Enquanto isso, os filhos adultos ajudam seus pais durante a velhice, já que essa fase da vida impõe certas restrições. Assim, a intergeracionalidade pressupõe uma relação cíclica de amor, carinho, afeto e atenção.E essas interações sociais não precisam ficar limitadas aos membros da família. Elas podem se dar na sociedade, entre pessoas de gerações diferentes que não têm laços familiares. Dessa forma, podem contribuir para que a população idosa desenvolva suas potencialidades.Essa também é uma forma de valorizá-la frente a uma cultura que limita o processo de envelhecimento. Com a relação mais próxima de crianças, adolescentes e adultos com idosos, essa imagem pode se modificar.

Quais são os benefícios da intergeracionalidade?

A troca de experiências entre as gerações cria um canal de comunicação que potencializa os aprendizados. Por exemplo, através do contato com as gerações mais velhas, os jovens podem desenvolver uma nova visão sobre a vida.Assim, eles aprendem valores mais humanos que permitem acabar com o preconceito contra o idoso. Por outro lado, através do contato com os mais jovens, os idosos podem se aproximar mais do seu mundo.Dessa forma, eles podem, por exemplo, aprender a lidar com a tecnologia, aumentando sua atividade cognitiva e social. Já a interação dos idosos com as crianças pode ser benéfica porque isso contribui para a educação delas.Por exemplo, as crianças podem aprender a ser mais pacientes, responsáveis, resilientes e respeitosas. Por sua vez, os idosos podem ser recompensados positivamente no aspecto emocional. Dessa forma, tendem a desenvolver menos doenças mentais, como a depressão.

Como estimular a convivência intergeracional?

Depois de conhecer a intergeracionalidade ao entender seu significado e seus benefícios, que tal estimulá-la no seu ambiente familiar ou social?Entre as formas de estimular a convivência intergeracional estão:
  • realizar exercícios físicos ao ar livre com o idoso;
  • praticar atividades que estimulem a intelectualidade, como aprender a usar o computador;
  • permitir que o idoso faça tarefas em casa para que se sinta útil;
  • fazer refeições com toda a família;
  • estimular os mais velhos a construir brinquedos com as crianças;
  • propor atividades terapêuticas entre pais e filhos.
Você também pode encontrar outras formas de incentivar essa relação!Como vimos, com o aumento na expectativa de vida, é importante acabar com a discriminação e o preconceito que envolve o processo de envelhecimento. A melhor maneira de fazer isso é através da intergeracionalidade que promove a inclusão social dos idosos.Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso artigo e veja como idosos podem melhorar sua qualidade de vida em grupos de convivência!Não perca as novidades da Geridades. Siga nosso perfil no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *