Dia do fisioterapeuta (13 de outubro): entenda melhor essa data!

O Dia do Fisioterapeuta é uma data para prestigiar esse profissional tão importante para a recuperação e manutenção da saúde de todos. Desde a infância até a terceira idade, ele deve estar presente na prevenção, cura e reabilitação das mais diversas enfermidades e condições.Por essa razão, é justo que exista um dia específico para celebrar a profissão. Neste post, você entenderá o que é e como surgiu a data, a importância do fisioterapeuta para a sociedade. Ainda, conhecerá o papel do fisioterapeuta gerontólogo e a relevância da fisioterapia para os idosos.Acompanhe!

O que é e quando foi criado o Dia do Fisioterapeuta?

O Dia do Fisioterapeuta foi criado para homenagear os profissionais de fisioterapia. Essa data foi criada em 2015, quando a Presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que instituiu oficialmente o dia 13 de outubro como Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.A data foi escolhida por ser o dia da regulamentação da profissão no Brasil, que aconteceu no ano de 1969. É importante saber que, apesar de o país ter uma data própria, o Dia Mundial do Fisioterapeuta é celebrado em 8 de setembro.A data foi instituída em 1996 por meio da Confederação Mundial de Fisioterapia (World Confederation for Physical Therapy — WCPT).

Qual é a importância do fisioterapeuta para a sociedade?

Você descobriu que o dia 13 de outubro foi escolhido como Dia do Fisioterapeuta por se tratar da data em que houve a regulamentação da profissão no país. Assim, é importante entender a importância do fisioterapeuta para a sociedade.É comum que as pessoas não saibam que o fisioterapeuta não está envolvido somente na recuperação de dores músculo-esqueléticas. A verdade é que existem muitas contribuições desse profissional para a cura e a reabilitação da saúde.Em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), por exemplo, o fisioterapeuta atua na prevenção e recuperação funcional do paciente. Ainda, auxilia na reabilitação após a alta hospitalar. Dessa forma, o profissional tem um papel ativo na manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas.

Qual é o papel do fisioterapeuta gerontólogo?

Após saber mais sobre a importância do fisioterapeuta para a sociedade, é interessante entender o papel do profissional especializado em fisioterapia gerontológica. Nesse caso, o atendimento é focado no idoso.Desse modo, o fisioterapeuta gerontológico atua na prevenção e reabilitação da pessoa da terceira idade com o objetivo de promover a independência funcional do idoso.Nesse caso, o atendimento é feito de maneira mais humanizada, pois o profissional aborda o paciente de forma global. Isso significa que também considera o contexto social e emocional, não somente a patologia.

Qual é a relevância da fisioterapia para idosos?

Você entendeu que o papel do fisioterapeuta gerontólogo é proporcionar independência funcional ao idoso. Portanto, é importante saber que um dos principais objetivos da fisioterapia para a terceira idade é melhorar a qualidade de vida das pessoas.Sendo assim, ajuda no combate às dores, prevenindo e tratando doenças. Dessa forma, a fisioterapia ajuda a proporcionar uma vida mais tranquila e com bem-estar aos idosos.Como você viu, o Dia do Fisioterapeuta é uma data para comemorar a atuação desse profissional tão importante nos cuidados de saúde. Embora seja essencial em qualquer fase da vida, é possível destacar a sua relevância para a qualidade de vida dos idosos.Quer saber mais sobre a especialização em fisioterapia gerontológica e doenças reumáticas? Acesse a página de cursos da Geridades e confira!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *