4 Atividades terapêuticas para idosos que vale a pena conhecer

As atividades para idosos, muitas vezes conhecidas como terapêuticas, são muito importantes para mantê-los ativos. Elas ajudam a estimular o cérebro de diversas maneiras, diminuindo o risco de doenças degenerativas e aumentando a qualidade de vida do idoso.Além disso, podem ser úteis para aproximar a relação com a família, o que se reflete positivamente para a saúde na terceira idade. Para melhorar, há alternativas que atendem a interesses variados, o que aumenta as chances de obter engajamento e bons resultados.Na sequência, veja quais são 4 atividades terapêuticas para idosos que vale a pena conhecer!

1. Musicoterapia

A musicoterapia é mais que uma das atividades de lazer. Ela pode ser adotada para alcançar objetivos diferentes, dependendo da condição do idoso e dos seus interesses.É possível, por exemplo, estimular o canto, o que pode complementar sessões de Fonoaudiologia. Se o idoso sabe como tocar um instrumento musical, pode ser estimulado a isso, até para trabalhar a memória e a coordenação motora.Há também as sessões não-ativas, nas quais o objetivo é fazer com que o idoso escute músicas do seu interesse. Isso pode ajudar a modular emoções e lidar com quadros psicológicos, como a depressão ou a ansiedade.

2. Dança

Depois de ter a música no centro das atividades, também é possível incluir a dança entre as atividades para idosos. Muitos não sabem, mas essa é uma das ferramentas do terapeuta ocupacional e, portanto, uma alternativa para aplicar na gerontologia.Há como trabalhar a dança de diversas formas, tanto com movimentos simples como atividades de interação social. Além de tudo, é uma forma de estimular a prática de exercícios físicos e de diminuir os riscos de quedas.

3. Artesanato

O artesanato para idosos é uma escolha com muitas possibilidades entre as atividades terapêuticas. Por meio dele, estimulam-se a criatividade e a expressão artística dos idosos, além de favorecer a interação com outras pessoas — em um grupo com o tema, por exemplo.Mais que servir de entretenimento para idosos, o artesanato pode ajudar na coordenação motora, no uso dos sentidos (como a percepção visual) e até gerar relaxamento e aliviar a ansiedade.

4. Jogos

Os jogos para idosos apresentam diversos propósitos e podem trabalhar condições e capacidades distintas, em busca de melhores resultados. Se o idoso tem a capacidade de ler e escrever, palavras cruzadas podem auxiliar a manter o vocabulário e a estimular a memória.Também há jogos de lógica, como o xadrez ou o dominó, bem como jogos de tabuleiro, de cartas e até quebra-cabeças. Todos podem gerar boas oportunidades de interação social, o que potencializa os impactos.Dependendo das condições, é possível até recorrer a jogos eletrônicos. Essa é uma boa oportunidade de integrar o idoso à tecnologia. É possível, ainda, aproveitar os recursos para trabalhar habilidades como a coordenação motora, a capacidade de manter o foco e os reflexos.Escolher e colocar em prática atividades para idosos com caráter terapêutico pode trazer muitos efeitos positivos no envelhecimento. A interação com a família também ajuda e não faltam possibilidades para que todos se envolvam!Você conhece ou já coloca em prática alguma outra atividade que mereça ser mencionada? Deixe um comentário!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *