Saúde mental dos idosos: confira os desafios e cuidados necessários!

Entre os brasileiros, quase 6% têm depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. Porém, entre os mais velhos, a incidência é quase o dobro, trazendo mais desafios para essa fase da vida. Portanto, o cuidado com a saúde mental dos idosos é essencial.Com o nível adequado de atenção ao assunto, é possível garantir mais qualidade de vida e bem-estar. Além disso, é uma forma de evitar não só a depressão, mas outros quadros psicológicos que podem surgir.Na sequência, descubra como cuidar da saúde mental de idosos!

Quais são os maiores desafios na saúde mental de idosos?

O fato de alguns quadros psicológicos, como a depressão, serem mais comuns em idosos deve servir de alerta para os desafios do envelhecimento. Afinal, essas questões estão entre motivos que deterioram e agravam a saúde do idoso — mental e física.O processo de envelhecimento do corpo e perda de autonomia pode trazer sofrimento psicológico para o idoso. Também há a necessidade de se adaptar a uma nova realidade, como a aposentadoria ou o distanciamento da família.Normalmente, na terceira idade ocorrem mudanças familiares. Os filhos e netos costumam buscar independência e, em alguns casos, a pessoa idosa perde o cônjuge. Esses fatores associados à falta de convívio social podem levar à solidão e a sentimentos de apatia ou tristeza.Então, é preciso considerar a forma como as mudanças físicas, sociais e emocionais da terceira idade afetam a saúde mental do idoso. Elas podem gerar impactos diretos na rotina das pessoas e prejudicar a qualidade de vida.

Quais são os cuidados mais importantes com a saúde mental?

Considerando que o cuidado com idosos a respeito da saúde mental é tão relevante, deve-se saber o que merece sua atenção. O primeiro ponto é estar atento aos sinais de que o idoso pode estar vivenciando desafios psicológicos.Se ele estiver recluso, menos comunicativo ou se tiver sinais, como mudanças na alimentação, pode ser que esteja em um quadro depressivo. Ainda que não haja o transtorno mental, é interessante buscar auxílio profissional para ter o encaminhamento devido.Mais importante que reagir à situação é atuar de modo preventivo. Portanto, o ideal é ter acompanhamento psicológico tão logo quanto possível. Com esse cuidado, o idoso poderá desenvolver os mecanismos necessários para lidar com todas as questões ligadas à terceira idade.

Como aumentar a qualidade de vida na terceira idade?

Pensando nos cuidados quanto à saúde mental dos idosos, algumas dicas podem ajudar a tornar essa fase da vida mais tranquila. Na sequência, veja orientações para um garantir um envelhecimento mentalmente saudável:
  • estimule a prática de atividades físicas, que liberam substâncias responsáveis pelo bem-estar;
  • favoreça o consumo de alimentos de maneira balanceada;
  • cuide da qualidade do sono dos idosos;
  • promova a socialização, de modo a evitar a solidão;
  • fortaleça os laços familiares e afetivos do idoso;
  • faça adaptações na casa e na rotina para cuidar do idoso e incluí-lo no cotidiano;
  • tenha um tempo para ouvir as histórias, opiniões e vontades do idoso;
  • conte com acompanhamento profissional multidisciplinar.
Como vimos, a saúde mental dos idosos merece tanta atenção quanto à física. O bem-estar envolve corpo e mente. Com os cuidados necessários, é possível garantir mais qualidade de vida e até favorecer a longevidade!O que você pensa sobre esse tema? Deixe seu comentário!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *