Público 60+: 5 medidas simples para melhorar a qualidade de sono

Cuidar da qualidade do seu sono para melhorar cada vez mais a maneira como dorme é um cuidado essencial em qualquer idade. Afinal, o sono tem papel fundamental na regulação do organismo e na manutenção da imunidade.Ele participa de várias funções ligadas à saúde física e cognitiva. Por exemplo, liberação de hormônios, síntese de processos corporais, consolidação de memórias, manutenção da massa muscular, etc. Noites mal dormidas podem gerar desafios relevantes.Por isso, a qualidade do sono é ainda mais importante para o público 60+. Veja como você pode melhorá-la a partir da adoção de 5 medidas simples no seu dia a dia.Acompanhe!

1. Tenha uma rotina

Uma das principais dicas compartilhadas por especialistas para melhorar o seu descanso noturno é realizar a chamada higiene do sono. Consiste em uma série de cuidados para manter uma rotina que ajude seu cérebro a associar a chegada do sono e relaxar.Um elemento fundamental é manter constante a hora de dormir e acordar. Procurar fazer isso sempre no mesmo horário ajuda na regulação corporal e evita a insônia.Além disso, mais um ponto da higiene do sono é preparar o quarto e associá-lo apenas ao descanso. Evite assistir televisão, trabalhar ou realizar outras atividades no ambiente. Na hora de dormir, diminua as luzes e se prepare para descansar.

2. Atente para a qualidade do colchão

Muitas vezes, a má qualidade do sono está relacionada à necessidade de melhorar os itens que você utiliza – como o colchão e o travesseiro. É preciso garantir que sejam bons produtos, do contrário, eles causarão incômodos e até dores musculares – especialmente em se tratando do público 60+.Se você tem sentido mais dores do que o de costume, avalie a idade e as condições do seu colchão. Tanto ele quanto o travesseiro precisam ser trocados regularmente. A altura adequada do travesseiro também é um fator que merece atenção.

3. Pratique atividade física

Lembra que falamos do sono ter uma função importante na regulação hormonal? A atividade física também exerce um papel central nesse processo. Logo, vale a pena combinar os dois para ter uma rotina cada vez mais saudável na terceira idade.Praticar atividade física durante o dia ajudará na liberação de hormônios que estão ligados ao relaxamento. Também é uma maneira de gastar energia e chegar à noite com maior demanda por descanso.Entretanto, a orientação é não realizar exercícios antes de dormir – a menos que sejam relaxantes. As atividades físicas devem ser feitas com, pelo menos, duas horas de antecedência do seu momento de ir para a cama.

4. Cuide da alimentação

Se você quer melhorar a qualidade do seu sono, também é válido cuidar da alimentação. Ter um cardápio saudável ao longo do dia ajuda a manter o bem-estar do seu corpo e mente.Em especial, procure não fazer refeições pesadas à noite. O ideal é comer menos e ingerir alimentos mais leves antes de dormir. Bebidas energéticas, como café e refrigerantes, devem ser evitadas em qualquer idade.

5. Não tenha distrações na hora de dormir

Hoje em dia, é comum que as pessoas usem celular, televisão ou computador logo antes de dormir – inclusive entre o público com mais de 60 anos. Este hábito acaba prejudicando o sono, pois a luz dos aparelhos mantém o cérebro acordado.O mais indicado é não ter distrações quando for para a cama. Então, procure desligar os aparelhos e focar no relaxamento. Fazer uma prática de alongamento ou meditação pode ajudar a dormir melhor.Agora você sabe como melhorar a qualidade do seu sono. Então coloque as 5 medidas que trouxemos neste post em prática e mantenha sua rotina mais saudável a partir de uma boa noite de descanso.E você, tem alguma dificuldade na hora de dormir? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas dificuldades!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *