Insônia na terceira idade: quais as causas e como ter uma noite de sono melhor?

O cuidado com a saúde e com o bem-estar se dá de diversas maneiras e inclui ter boas noites de sono. No entanto, a insônia na terceira idade é bastante frequente e pode prejudicar tanto a saúde física quanto a saúde mental de idosos.Para lidar com a situação, o ideal é procurar um especialista em gerontologia para identificar se existe uma causa que exige atenção específica. Além disso, é possível colocar alguns hábitos em prática que ajudam a reverter o cenário.Neste artigo, você conhecerá quais são as orientações mais importantes para manter a qualidade do sono nessa fase da vida. Confira!

O que é a insônia?

A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade prolongada de dormir ou permanecer em repouso durante a noite. É o que acontece com quem demora para pegar no sono ou acorda todo o tempo ao longo das horas de sono.É comum que um paciente insone sinta que não descansou o bastante, o que pode gerar uma sensação crônica de cansaço. Atualmente, é um quadro que afeta cerca de 80 milhões de brasileiros, com uma prevalência de 20 a 40% entre as pessoas na terceira idade.

Quais são as causas da insônia na terceira idade?

Uma das causas da insônia pode ser efeito colateral da medicação administrada ou mesmo um reflexo do uso excessivo de remédios controlados para dormir.Em relação à saúde, doenças como Parkinson e Alzheimer e condições como apneia do sono, incontinência urinária ou dores osteomusculares podem ser as causas. Tais incômodos mantêm o corpo em alerta e podem impedir a obtenção de uma noite de sono revigorante.Há, ainda, o fato de a produção de melatonina, hormônio responsável por estimular o sono, ter sua produção drasticamente reduzida na terceira idade. Uma deficiência nesse sentido, portanto, tem grande potencial de prejudicar o sono do idoso.A questão psicológica também tem peso nos hábitos de descanso. Situações como depressão e ansiedade podem impactar o bem-estar do idoso e podem causar fortes consequências na qualidade do sono.Não menos importante, os hábitos de sono tendem a piorar com o envelhecimento, o que afeta o descanso. Sem uma rotina adequada há grandes riscos de o idoso ter mais dificuldade para dormir bem.

Quais problemas a insônia na terceira idade pode gerar?

A insônia na terceira idade não deve ser vista como uma simples queixa de quem não consegue dormir bem ou como antes. Na verdade, essa condição pode ter consequências graves para a saúde do idoso.Veja quais problemas ela pode trazer!

Prejuízos à saúde cardiovascular

O corpo precisa do nível necessário de descanso para funcionar corretamente. Do contrário, os sistemas podem ficar sob estresse. Nessa fase da vida, a falta adequada de sono aumenta o risco cardíaco, já que também está associado à hipertensão.

Desenvolvimento de doenças crônicas

O coração não é o único que pode ser afetado pelo descanso insuficiente nesse período. A insônia na terceira idade também amplia as chances de desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e síndrome metabólica.

Elevação do risco de depressão

A saúde mental dos idosos exige atenção extra, já que as mudanças nesse momento da vida podem desencadear quadros psicológicos. Segundo a ciência, a falta de sono pode contribuir para isso: idosos com insônia têm até 23% mais riscos de desenvolver sintomas depressivos.

Aumento no risco de quedas e acidentes

Quando o idoso não dorme bem, é comum que ele desperte com uma forte sensação de cansaço. Essa é uma condição que pode levar à sonolência diurna, à falta de concentração e à dificuldade de executar atividades básicas.Por causa disso, a falta de sono na terceira idade pode ser um fator de risco para acidentes domésticos e mesmo para quedas.

Como melhorar a qualidade do sono na terceira idade?

Como você viu, cuidar do sono na terceira idade é uma questão de saúde e bem-estar. Então, lidar corretamente com a insônia faz toda a diferença para que o idoso se sinta mais bem-disposto e saudável.Na sequência, veja dicas sobre o que fazer para dormir com qualidade, lidando com o quadro de insônia!

Crie uma rotina de sono

É importante que o idoso tenha uma rotina de sono para aumentar as chances de o corpo descansar na hora certa. Isso significa tentar deitar e levantar na mesma hora, diariamente.Ao mesmo tempo, convém não se prender demais a tais características para não gerar ansiedade. O melhor é ir para a cama somente no momento em que estiver com sono, o que diminui dificuldades para repousar.

Dê atenção à higiene do sono

A higiene do sono corresponde a todas as características que favorecem um descanso prolongado e tranquilo. Por isso, vale a pena ter atenção com as condições gerais do ambiente para a hora de dormir.O ideal é evitar luzes fortes e barulhos altos, por exemplo. Também é importante que a temperatura seja agradável e que o colchão e o travesseiro sejam confortáveis — especialmente, diante de dores osteomusculares.

Tenha cuidado com a alimentação

O cardápio tem potencial para ser um grande vilão de uma boa noite de sono. O exagero de alimentos considerados pesados, a realização de uma refeição logo antes de deitar e o consumo de substâncias estimulantes estão entre os principais problemas.Portanto, é preciso equilibrar a alimentação, ainda mais na parte da noite. O recomendado é priorizar alimentos leves e de fácil digestão, além de não exagerar no consumo de líquidos.

Aumente a prática de atividades físicas

O sedentarismo pode ser um dos fatores de risco para a insônia na terceira idade, já que o nível de movimentação tende a cair nessa fase. Por isso, costuma ser indicado praticar exercícios com regularidade, considerando as condições de saúde e as possibilidades.É válido pensar na Fisioterapia como apoio nesse sentido. Com os exercícios terapêuticos adequados há como aliviar dores, melhorar a mobilidade e aumentar o conforto na hora de descansar, por exemplo.Após conhecer as principais causas e os impactos da insônia na terceira idade, é fundamental colocar em prática os hábitos que podem ajudar a reverter a situação. Assim, pode-se garantir mais qualidade de vida e até mais segurança no dia a dia do idoso.Use o espaço nos comentários e conte se você tem alguma dúvida ou dica sobre o assunto!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *