Quais são os benefícios da dançaterapia para os idosos?

A prática de atividades físicas é essencial para manter a saúde, especialmente na terceira idade. Mas você sabia que não é preciso se limitar às práticas tradicionais? Também é possível aproveitar os benefícios da dançaterapia para idosos, por exemplo.

Por meio dessa disciplina, pacientes da terceira idade podem cuidar da saúde física e emocional. Então, ao compreender como essa metodologia pode gerar impactos positivos, fica mais fácil entender por que recorrer a essa alternativa.

Que tal aprender mais sobre essa atividade? Continue a leitura e descubra quais são os principais benefícios da dançaterapia para idosos!

O que é a dançaterapia?

A dançaterapia é uma metodologia que envolve a incorporação da dança no cuidado com pacientes ao integrar o movimento do corpo ao aspecto psicológico. Nesse caso, a principal ferramenta utilizada é a dança, em conjunto com diversos movimentos e diferentes sentidos.

Ela pode ser usada tanto para a recuperação física quanto para o cuidado psicológico — ou para integrar as duas partes. Essa ferramenta é adotada por terapeutas com pacientes de diferentes idades. Logo, é possível encontrar a dançaterapia para idosos.

Como funciona a dançaterapia na terceira idade?

Além de conhecer o conceito de dançaterapia, é importante entender que ela funciona de maneira específica para os idosos. Afinal, é preciso considerar a capacidade física e as necessidades do público da terceira idade.

O processo terapêutico começa com uma avaliação das características dos idosos. O objetivo é conferir quais são as possibilidades em relação ao movimento, cognição e preparo físico de cada pessoa da terceira idade, de modo a planejar atividades adequadas a cada perfil.

É comum que os longos minutos de dança agitada sejam trocados por atividades mais simples e leves — mas não menos divertidas e interessantes. Além disso, nem toda a terapia da dança é feita em pé.

É possível trabalhar movimentos sentados e com diversos componentes e acessórios, o que ajuda a incluir idosos com problemas de mobilidade.

Quais os benefícios da dançaterapia para idosos?

Agora que você sabe como a terapia com dança para idosos funciona, vale entender quais são os principais pontos positivos. Os benefícios aparecem tanto na parte física quanto nos aspectos psicológicos, tornando a atividade completa.

Há, por exemplo, um aumento na coordenação motora. Também pode ocorrer uma melhoria na memória, graças à necessidade de decorar movimentos e rotinas simples. Esse ponto pode ajudar pacientes com doenças degenerativas relacionadas à cognição, como o Mal de Alzheimer.

Ademais, o equilíbrio e a agilidade são favorecidos. Isso ajuda a diminuir os riscos de quedas e, consequentemente, de lesões e quadros de hospitalização.

Outro benefício da dança para a terceira idade é o contato social promovido pela atividade. Dessa forma, os idosos criam um senso de comunidade e pertencimento, reduzindo a sensação de solidão ou isolamento.

No geral, a dança também pode oferecer mais bem-estar, autoestima e qualidade de vida. Logo, pode auxiliar no tratamento da depressão.

Como você aprendeu, há diversos benefícios da dançaterapia para idosos. Por isso, recorrer a essa atividade pode ser uma alternativa para garantir uma experiência melhor durante a terceira idade.

Gostou de conferir essas informações? Deixe seu comentário com sua opinião sobre essa terapia!

 

Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *