Quais as principais alterações fisiológicas no envelhecimento?

Todas as pessoas passam por alterações fisiológicas no envelhecimento. Porém, essas mudanças podem ter consequências importantes para os idosos. Isso acontece porque essa fase reflete todas as transformações que ocorrem ao longo da sua vida.Além disso, algumas pessoas são mais fortemente afetadas do que outras pelo processo, dependendo do seu estilo de vida e de outras questões relacionadas à saúde. Para evitar impactos negativos causados pelas mudanças fisiológicas, vale a pena entender mais sobre o assunto.Neste artigo, você conhecerá as principais alterações fisiológicas no envelhecimento. Confira!

O que são alterações fisiológicas?

Antes de conhecer as principais alterações fisiológicas, é preciso saber o que significa o termo. Também conhecidas como senescência, elas consistem em mudanças que ocorrem no corpo do indivíduo à medida que ele envelhece. Então todas as pessoas estão suscetíveis a passar por essas transformações ao longo da vida.No entanto, essas modificações são mais perceptíveis após os 30 anos. É a partir dessa idade que o corpo começa a passar por determinadas mudanças com mais intensidade. Além disso, o estilo de vida adotado pelo indivíduo pode interferir significativamente em seu estado fisiológico.A má alimentação, por exemplo, pode contribuir para o surgimento de doenças, acelerando o declínio dos aspectos fisiológicos do corpo. Nesse sentido, pessoas que ingerem, em excesso, alimentos ricos em gordura, sódio e açúcares podem ser mais afetadas por essas alterações.

Quais são as principais alterações fisiológicas no envelhecimento?

Como você percebeu, as alterações fisiológicas são mudanças inerentes ao processo de envelhecimento. Com o avanço da idade, essas modificações podem afetar significativamente a qualidade de vida dos indivíduos — especialmente dos idosos.Mas quais são as mudanças que podem acontecer? A seguir, conheça as principais alterações fisiológicas no envelhecimento!

Composição corporal

Entre as alterações fisiológicas mais comuns no envelhecimento, estão as mudanças na composição corporal. Com esse processo, há uma redução de água no corpo humano, que pode levar à desidratação do idoso.

Densidade óssea

O processo também gera uma diminuição na massa óssea, o que pode resultar no surgimento de diversas doenças — como um quadro de osteoporose. Ela deixa os ossos finos e frágeis, aumentando as chances de o indivíduo ter fraturas.

Desempenho muscular

O envelhecimento reduz a massa e a força muscular. Isso pode causar resultados indesejáveis, como o surgimento da sarcopenia e dinapenia. Essas doenças podem levar a perda de equilíbrio e aumentar o risco de quedas.

Integridade da pele

Outra alteração fisiológica importante ocorre na pele, pois o envelhecimento diminui a produção de colágeno. Com isso, a epiderme fica menos elástica, o que pode ocasionar coceira, feridas e infecções cutâneas.

Como lidar com as alterações fisiológicas do envelhecimento?

Agora que você sabe como as alterações fisiológicas podem interferir na vida dos idosos, pode estar se perguntando como lidar com essas mudanças. Para ter um envelhecimento mais saudável, é importante que o indivíduo tenha bons hábitos no dia a dia.Isso envolve ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, por exemplo. Esses cuidados ajudam a retardar o processo de envelhecimento e a prevenir o surgimento de doenças que podem comprometer as condições fisiológicas da pessoa idosa.Como você viu, existem diversas alterações fisiológicas no envelhecimento que acontecem no organismo de todos os indivíduos. Porém, é possível evitar ou amenizar os efeitos dessas mudanças com a adoção de bons hábitos, o que permite melhorar a qualidade de vida dos idosos, em especial.Essas informações foram úteis para você? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque os amigos para que eles também conheçam as alterações fisiológicas que ocorrem no envelhecimento!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *