5 Benefícios do pilates na terceira idade

O envelhecimento é um processo natural e provoca diversas alterações fisiológicas ao longo da vida. Essas mudanças podem deixar o corpo mais frágil e suscetível a doenças. Para evitar sofrer os impactos negativos dessas mudanças no corpo, vale considerar o pilates na terceira idade.Essa técnica pode melhorar o condicionamento físico do indivíduo, evitando o surgimento de problemas que aceleram as alterações fisiológicas do corpo humano. Desse modo, é possível proporcionar mais qualidade de vida ao idoso.Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e conheça os 5 principais benefícios do pilates na terceira idade!

O que é pilates e como funciona?

O pilates é uma técnica de exercícios de baixo impacto corporal desenvolvida por Joseph Pilates para a reabilitação de soldados. Porém, o foco da atividade mudou e, atualmente, os fisioterapeutas usam o método para ajudar na recuperação dos pacientes lesionados.Esse tipo de exercício também pode ser usado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso porque ele pode ser incluído na rotina daqueles que devem praticar atividades que gerem menos sobrecarga sobre a estrutura corporal. É o caso dos idosos, já que eles podem ter limitações físicas.Além de criar a técnica, Joseph fabricou aparelhos próprios para a prática. Contudo, é possível realizar os exercícios de pilates usando somente o peso do corpo no chão. A melhor forma de fazer a atividade será definida pelo profissional, conforme as necessidades dos pacientes.

Quais são os 5 benefícios do pilates na terceira idade?

Como você já sabe, o pilates foi pensado para os soldados. Mas, atualmente, ele tem diversos adeptos ao redor do mundo devido aos seus benefícios. Assim, pessoas de todas as idades podem praticar os exercícios desenvolvidos por Joseph — especialmente o público idoso.Confira 5 das principais vantagens do pilates na terceira idade!

1. Melhora da capacidade respiratória

Durante a execução dos exercícios de pilates, o idoso aprende a controlar os movimentos respiratórios por meio da manobra de esvaziamento abdominal. Como resultado, é comum identificar uma melhora da capacidade respiratória do indivíduo.

2. Aumento da densidade óssea

Os exercícios de pilates produzem sobrecargas que estimulam o aumento da densidade óssea. Assim, a prática diminui o surgimento de doenças relacionadas à estrutura, como a osteoporose — que enfraquece os ossos e aumenta o risco de quedas.

3. Fortalecimento muscular

Mais um dos benefícios do pilates na terceira idade é o fortalecimento muscular. Isso porque os exercícios desenvolvidos por Joseph ajudam a fortalecer, tonificar e alongar os músculos do corpo. Com isso, é possível amenizar as dores originadas pela falta de fibras musculares.

4. Aumento da consciência corporal

Ao praticar exercícios de pilates, o idoso passa a conhecer melhor o próprio corpo, como ele funciona e quais são suas limitações. Assim, ele começa a entender quais situações deve evitar para reduzir o risco de lesões e doenças.

5. Reabilitação de doenças existentes

Como você viu, o pilates pode ser um aliado em processos de reabilitação física. É o caso de lesões ocasionadas por acidentes, doenças crônicas, entre outros casos. Assim, o idoso pode recuperar a autonomia e a independência, melhorando sua qualidade de vida.Agora você conhece os 5 principais benefícios do pilates na terceira idade e sabe que o método pode promover melhorias no condicionamento físico do idoso. Logo, ao praticar a atividade, é possível prevenir doenças e ter uma rotina mais saudável nessa fase da vida.Gostou do conteúdo? Complemente sua leitura ao conhecer 5 dicas para manter bons hábitos e envelhecer de forma saudável.Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *