Como funciona a meditação para relaxamento em idosos?

Cuidar da saúde envolve muitos cuidados, além das consultas com profissionais da área. Praticar atividades físicas, comer bem, ter momentos em família e dar atenção ao bem-estar são hábitos para considerar.Entre as opções de terapias, existe a meditação para relaxamento. Essa é uma prática que pode ser adotada por pessoas de todas as idades e é especialmente benéfica para idosos.Neste artigo, você conhecerá os impactos da meditação para relaxar o corpo e a mente na vida dos idosos. Confira!

O que é a meditação e para que serve?

A meditação é uma técnica milenar que está presente em culturas de diversas partes do mundo. Atualmente, ela funciona como uma terapia complementar e alternativa, cujo objetivo é conectar o corpo e a mente.Em relação aos objetivos, a meditação visa criar um estado de atenção com a própria mente. Assim, é possível reduzir os ruídos causados por estímulos externos, como pensamentos e preocupações cotidianas.

Como funciona a meditação para relaxamento?

Além de conhecer o que é esse exercício, vale entender que existem diferentes tipos, como a meditação guiada, de cura ou de relaxamento. Elas são executadas de modos diferentes, embora se baseiem em princípios semelhantes.No caso da meditação para relaxamento, é preciso cuidar de aspectos como o local e a postura para realização dos exercícios. A intenção é obter o máximo de tranquilidade, com o objetivo de acalmar a mente durante o exercício.Também é comum que a meditação envolva exercícios de respiração. Dessa forma, é possível modular o ritmo do organismo e diminuir a frequência cardíaca, ajudando na sensação de relaxamento e acalmando a mente, mesmo diante dos estímulos que podem surgir.

Quais são as vantagens dessa terapia para idosos?

Agora que você sabe como funciona a meditação para relaxar o corpo e a mente, é interessante conhecer os benefícios da técnica para pessoas idosas. Um dos primeiros aspectos é a redução do estresse, que pode ser comum nessa fase.Com a prática ao longo do tempo, os idosos também passam a ter novos mecanismos para controlar os níveis de ansiedade. Ainda, o exercício pode auxiliar a aliviar os sintomas de depressão e complementar o tratamento de saúde mental.Outro ponto positivo da meditação para relaxamento é a facilidade para dormir. Diversos idosos sofrem com insônia e outros problemas do sono e, com um corpo mais relaxado, é possível ajudar a reverter o quadro.Além do bem estar para a saúde mental, a meditação para idosos tem benefícios físicos. Essa pode ser uma forma de regular a pressão arterial, o que serve para prevenir ou controlar a hipertensão.A técnica também pode melhorar o sistema imunológico, aliviar tensões musculares e reduzir dores físicas. Quanto ao cérebro, a meditação é capaz de evitar ou diminuir a perda de memória e até proteger a capacidade cognitiva.Outra vantagem relevante é que o exercício pode ser realizado individualmente, com a família, com amigos ou outros idosos. Logo, é uma atividade que pode estimular o senso de pertencimento e as habilidades sociais.Como você viu, a meditação para relaxamento pode trazer efeitos positivos tanto para a saúde física quanto para a saúde mental de idosos. Por isso, praticar o exercício é um ponto importante para ampliar a qualidade de vida na terceira idade.Gostou de conhecer essa alternativa? Se quiser saber mais sobre o cuidado com a saúde emocional, veja quais são outras 5 dicas para melhorar a saúde mental do idoso!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *