Acupuntura para idosos: 5 benefícios dessa terapia!

A acupuntura é uma terapia que utiliza a aplicação praticamente indolor de agulhas muito finas em pontos estratégicos do corpo. Embora seja considerada uma técnica alternativa, ela é capaz de trazer benefícios para pessoas de diferentes idades, o que inclui os idosos.Na terceira idade, a realização dessa prática pode ajudar a cuidar da saúde física e mental. Além disso, a acupuntura pode servir como complemento para tratamentos tradicionais — como aqueles realizados com medicamentos ou técnicas de fisioterapia.Na sequência, descubra quais são 5 benefícios de recorrer à terapia de acupuntura para os idosos!

1. Alívio de dores musculares e articulares

Com o passar dos anos, é comum que os pacientes se queixem de dores e incômodos pelo corpo. Em alguns casos, o quadro é causado por uma tensão excessiva, enquanto outros estão relacionados a doenças crônicas ou degenerativas.Independentemente do motivo, a acupuntura pode ajudar a aliviar dores musculares e articulares. Logo, é possível reduzir incômodos causados por: Assim, o paciente idoso pode ter mais qualidade de vida, maior sensação de bem-estar e até mais independência e autonomia para se movimentar.

2. Estímulo à circulação sanguínea

A aplicação das finíssimas agulhas na acupuntura também pode estimular a circulação sanguínea em pontos estratégicos. Com isso, é possível cuidar melhor da saúde ocular, por exemplo, evitando o agravamento de problemas como catarata ou glaucoma.Ainda, a melhoria da circulação pode otimizar o funcionamento do sistema respiratório e até ajudar a aliviar dores bucais. Desse modo, todo o organismo pode funcionar melhor.

3. Maior sensação de relaxamento

Outro benefício importante da terapia de acupuntura é a capacidade de relaxamento promovida por ela. Além do relaxamento físico causado pela circulação sanguínea e pela liberação de tensões, é possível ver o efeito sobre a saúde mental.Como consequência, ocorre uma redução dos níveis de estresse e o alívio de sintomas de depressão e ansiedade. Então o paciente idoso que se submete a essa terapia consegue cuidar de modo mais efetivo da saúde mental.

4. Diminuição dos problemas com a insônia

Na terceira idade, é muito comum o quadro de insônia. A dificuldade para dormir ou para manter o sono pode ser causada por questões físicas — como as dores — ou psicológicas.Portanto, graças à terapia de acupuntura, os idosos tendem a dormir melhor. Além do relaxamento e do alívio de dores, a técnica pode estimular a produção de melatonina. Como essa é uma substância relacionada à regulação do sono, pode ser mais fácil para o paciente adormecer.

5. Efeitos colaterais mínimos decorrentes da terapia de acupuntura

Ao implementar cuidados com a saúde, é essencial ter atenção com os efeitos colaterais que podem surgir — especialmente no caso de idosos. O uso de medicamentos, por exemplo, requer cautela extra para evitar interações prejudiciais e não comprometer a qualidade de vida.Com a terapia de acupuntura, praticamente não existem contraindicações ou efeitos colaterais. Se ela for feita por profissional qualificado, o máximo que tende a acontecer é o surgimento de manchas ou inchaços temporários. Logo, a acupuntura tende a ser uma via segura para complementar o tratamento.Ao conhecer essas 5 vantagens, fica claro que a terapia de acupuntura pode ser vantajosa para idosos. Então vale a pena conversar com o médico e conferir a possibilidade de usá-la como apoio a outras medidas de saúde.O que você acha sobre esse tipo de terapia? Conte nos comentários quais são suas impressões!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *