Saiba como é a faculdade e carreira para fisioterapia

A fisioterapia é uma carreira de saúde com oportunidades que atendem diferentes perfis profissionais. Para trabalhar nesse ramo, o primeiro passo é entender a faculdade de fisioterapia. Afinal, ela é responsável pelos conhecimentos técnicos que são exigidos para a atuação.Além disso, é importante saber o que esperar da sua trajetória profissional e como tomar decisões que sejam úteis para alcançar seus objetivos. Assim, você pode investir na carreira de fisioterapeuta, caso seja do seu interesse.Para se preparar desde já, descubra como é a faculdade e a carreira de fisioterapia!

O que é preciso para trabalhar na área de fisioterapia?

Se você quiser começar a compreender a atuação na área de fisioterapia, é o momento de saber quais são os requisitos para trabalhar nessa área. Eles se relacionam à regulamentação da profissão, para que a atividade seja exercida legalmente.O primeiro aspecto é a graduação. Você deve concluir a faculdade de fisioterapia — e ela deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Depois de formado, é obrigatório aderir ao código de ética da fisioterapia.Ainda, é preciso ter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A instituição é responsável por verificar o cumprimento das obrigações, evitando o exercício ilegal da profissão. Desse modo, é possível atender pacientes de maneira totalmente regulamentada.

Como funciona a graduação em fisioterapia?

Agora que você sabe que concluir a faculdade é obrigatório para trabalhar com fisioterapia, vale a pena conhecer melhor o curso. Assim, é mais fácil definir se você realmente deseja continuar os estudos nessa área.A seguir, entenda como funciona a faculdade para se formar em fisioterapia e veja quais são os pontos principais dessa jornada!

Duração

O primeiro aspecto para considerar é a duração do curso de fisioterapia. Obrigatoriamente, essa graduação deve durar entre 4 e 5 anos, de acordo com as características da faculdade e das atividades desenvolvidas.Logo, será preciso dedicar entre 8 e 10 semestres, em média, para obter o diploma. Ao final, você terá o título de bacharel em fisioterapia, o qual permite atuar no mercado de trabalho em diversas posições profissionais.

Matriz curricular

Outro ponto importante para conhecer é a matriz curricular desse curso. As matérias específicas variam de acordo com cada instituição de ensino.Mas existem temas comuns, como:
  • anatomia;
  • fisiologia humana;
  • biomecânica e cinesiologia;
  • patologia;
  • práticas terapêuticas;
  • fisioterapia geral, entre outros.
Além disso, os alunos aprendem sobre tipos específicos de fisioterapia, como:
  • geriátrica;
  • esportiva;
  • pediátrica;
  • respiratória;
  • neurofuncional;
  • pélvica e mais.
Logo, a grade curricular aborda as condições do organismo humano, as formas de diagnóstico e os processos de definição de protocolos. Ainda, há a abordagem de práticas e exercícios que podem ser adotados nos atendimentos de fisioterapia, com base em evidências técnicas e científicas.

Disponibilidade do curso

Você também deve saber que o curso de fisioterapia está disponível tanto em faculdades públicas (estaduais e federais) quanto em faculdades privadas. Além disso, existem duas modalidades principais: o ensino presencial e o semipresencial.

Como escolher uma faculdade de fisioterapia para cursar?

Após entender os detalhes sobre a graduação, é preciso saber como escolher a faculdade para se formar em fisioterapia. Nesse caso, você deve fazer uma avaliação completa de cada instituição de ensino e comparar as alternativas disponíveis.A seguir, confira quais são algumas características importantes para considerar:
  • reconhecimento pelo MEC: veja se o curso tem o reconhecimento do Ministério da Educação para que o seu diploma seja válido;
  • matriz curricular: confira como é a estrutura do curso, considerando atividades obrigatórias e opcionais, duração e enfoque do ensino;
  • tipo de curso: verifique se a faculdade conta com o curso na modalidade e no turno que sejam mais adequados para você;
  • estrutura: descubra se a instituição dispõe de laboratórios e outros ambientes de ensino que favoreçam a formação;
  • valor: identifique quanto custa o curso de fisioterapia, mas não escolha a faculdade apenas pelo preço. Se for preciso, verifique programas de bolsas e crédito estudantil;
  • opinião de outros alunos: conheça o que dizem alunos e ex-alunos do curso e quais são as impressões deles sobre a graduação.

Me formei, e agora? Quais os próximos passos?

Depois de conhecer quais são as características da faculdade para cursar fisioterapia, é essencial saber o que fazer após se formar. Assim, você pode direcionar sua carreira para alcançar melhores resultados.Na sequência, descubra como dar os próximos passos após concluir a faculdade de fisioterapia!

Defina seus objetivos pessoais e profissionais

Antes de dar os próximos passos, é fundamental definir qual destino você deseja alcançar. Portanto, estabeleça as suas metas pessoais e profissionais para, em seguida, elaborar um plano de ação.Se você deseja trabalhar em uma clínica de fisioterapia ou pretende atuar em uma área específica, é preciso direcionar seu aprendizado ao longo da faculdade. Ao fazer disciplinas alinhadas e conseguir um estágio condizente com seus objetivos, por exemplo, será mais fácil alcançar os objetivos.

Faça uma especialização

Para evoluir na carreira, também é interessante realizar uma especialização. Dessa forma, você poderá atender ao público de maneira segmentada, além de agregar mais valor à sua atuação. É possível investir, por exemplo, na fisioterapia para a terceira idade.Com o foco em gerontologia, há como direcionar sua conduta para as necessidades específicas dessa porção da população. Considerando o avanço do envelhecimento, podem existir muitas oportunidades ao longo da sua trajetória profissional.

Considere o empreendedorismo

Em vez de buscar uma vaga de emprego para atuar como fisioterapeuta, você pode empreender na fisioterapia. É o caso de criar a sua própria clínica, com o direcionamento que julgar mais adequado a seus objetivos.Porém, também é necessário ter atenção e se preparar adequadamente para fazer isso. É preciso ter organização e planejamento, além de comprometimento e foco, para empreender com sucesso.

Mantenha-se em constante atualização

Independentemente se você decidir empreender ou buscar um emprego para fisioterapeuta, é essencial se manter em constante aprendizado. Afinal, novas pesquisas, descobertas e tecnologias surgem constantemente e as necessidades dos grupos de pacientes também podem mudar.Portanto, receber o diploma não deve ser a etapa final da sua capacitação. Na verdade, você deve continuar aprendendo — tanto em cursos e especializações como em eventos e outras atividades. Assim, é possível ser um profissional cada vez melhor.Com essas informações, você entendeu o que é a faculdade de fisioterapia e o que é preciso fazer para se desenvolver na carreira. Desse modo, será mais fácil dar os primeiros passos rumo à sua graduação e, depois, a sua trajetória profissional.Ainda tem alguma dúvida sobre essa carreira? Deixe um comentário!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *