Você já praticou meditação?

O cuidado com a saúde não envolve apenas a escolha da alimentação ou a prática de atividades físicas. Também é preciso ter atenção com a mente — em especial quando o objetivo é alcançar o envelhecimento saudável. Por isso, é importante saber o que é meditação.Essa prática pode ajudar pessoas da terceira idade a viverem mais e melhor, já que causa impactos positivos na saúde física e mental. Para obter as vantagens, saber como praticar a meditação é fundamental.Por isso, veja o que é a meditação e saiba como é possível começar a meditar!

O que é meditação?

Enquanto algumas práticas utilizam o corpo, como os exercícios físicos, outras focam da mente. É o caso da meditação, que consiste em um exercício que busca relaxar a mente e mudar o nível de percepção, por meio de técnicas de respiração, postura e foco.Ao contrário do que muitos acreditam, a meditação não serve para deixar a mente limpa, sem qualquer pensamento. Na verdade, ela busca alcançar um estágio de atenção plena e de concentração no presente — e não na ida e vinda dos pensamentos.

Como funciona a meditação?

A ideia de que a meditação segue uma fórmula que pode ser aplicada em todos os casos não é o correto. Isso porque a forma como ela é colocada em prática depende da técnica e, consequentemente, do exercício de meditação escolhido.Normalmente, ela funciona na construção de meios para que cada pessoa consiga lidar com os próprios pensamentos e com suas emoções. É uma maneira de colocar a mente em ordem, diminuindo as interferências externas e obtendo mais concentração.

Quais as vantagens da meditação na terceira idade?

Quando se fala no envelhecimento ativo, o ato de meditar pode ter um grande impacto, pois os idosos são grandes beneficiados pela prática. A meditação para acalmar a mente, por exemplo, diminui os níveis de estresse e pode até ajudar a proteger a saúde de doenças crônicas.Já a meditação para dormir reduz os impactos da insônia e melhora a qualidade do descanso. Entre outros benefícios, estão:
  • redução de dores musculares devido à correção postural;
  • aumento do nível de disposição;
  • fortalecimento da saúde mental, com alívio de sintomas de depressão e ansiedade;
  • melhoria do autoconhecimento e da percepção sobre o envelhecimento;
  • aumento da qualidade de vida e da longevidade.

Como começar a meditação?

Nunca é tarde para aprender como fazer meditação, então mesmo quem está na terceira idade pode incorporar a prática. Uma forma simples de fazer isso é com a meditação guiada, pois as instruções ajudam na concentração.Outras dicas também ajudam e entre elas estão:
  • reservar de 5 a 15 minutos, no mínimo, para a prática;
  • escolher um local tranquilo, sem tantos ruídos ou passagem de pessoas;
  • encontrar uma posição confortável e relaxada;
  • fechar os olhos;
  • focar na respiração e nos movimentos do corpo;
  • focar a atenção de maneira consciente, com ajuda de um som, um cheiro ou uma sensação;
  • manter o hábito de prática diária, por 1 ou 2 vezes ao dia.
Sabendo o que é a meditação e os benefícios que ela oferece, é possível incorporá-la à rotina para um envelhecimento mais saudável. Assim, pode-se obter mais qualidade de vida e longevidade.Como você viu, o cuidado com o corpo não é o único que importa. Então, veja como cuidar da saúde mental dos idosos!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *