Gastos com saúde no Brasil e o envelhecimento da população: entenda esta relação!

O Brasil é mundialmente reconhecido por ter o Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter gratuito e universal para os cidadãos. No entanto, é preciso pensar no futuro e na continuidade de ações, principalmente por causa do envelhecimento da população.Com a mudança na composição etária das pessoas, é natural que as despesas com saúde no Brasil assumam nova configuração. Afinal, a mudança na idade média da população se tornará cada vez mais forte — o que gera alterações nos custos.A seguir, você saberá mais sobre a relação entre gastos com saúde e envelhecimento e como isso poderá mudar ao longo dos anos. Vamos lá?

Como são os gastos com saúde pública no Brasil?

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil direcionou cerca de 10% do investimento público para a área de saúde. Apesar de ter um Produto Interno Bruto (PIB) parecido com o da Turquia, por exemplo, gastou quase 2 vezes mais com esse setor que o outro país.No entanto, na análise global, podemos dizer que os gastos com saúde no Brasil ainda são baixos — especialmente, em comparação com a Europa ou com as Américas. A Argentina, no mesmo ano, direcionou cerca de 16%, enquanto Costa Rica direcionou 26% do investimento público.Em termos de investimento, nosso país ficou atrás de 88 dos 190 países que integram a OMS. Então, vemos que, apesar do dinheiro enviado para a saúde ter se tornado maior em alguns anos, ainda representa um percentual menor do que muitos países quanto aos gastos públicos.

Qual é a relação entre gastos com saúde e envelhecimento da população?

Em 2018, foi divulgado que a expectativa de vida do brasileiro, em média, chegou a 76,3 anos. O resultado tem se mostrado consistente, o que significa que temos cada vez mais idosos no país. Embora o envelhecimento da população indique uma melhoria na qualidade de vida, também afeta os gastos com saúde.No geral, é comum que os idosos convivam mais com condições agudas ou crônicas de saúde. Isso requer maior assistência e um direcionamento maior de recursos para restabelecer a saúde. Portanto, há despesas ampliadas tanto no setor público quanto no privado.A promoção de qualidade de vida para os idosos demanda novas soluções de gestão e aproveitamento dos recursos. Assim, os sistemas público e privado poderão se manter sustentáveis e com a oferta de serviços de saúde e cuidado aos beneficiários.

Por que é tão importante acompanhar o assunto?

Atualizar-se sobre as questões referentes à saúde no Brasil é relevante, pois tem relação com o seu bem-estar. Com um conhecimento amplo sobre o tema fica mais fácil entender quais são as necessidades do setor de saúde e qual é a qualidade esperada quanto aos investimentos.Além de favorecer o planejamento do seu envelhecimento, isso também ajuda a exercer a cidadania. Por exemplo, pressionando por políticas públicas e investimentos melhores na saúde brasileira.Com o aumento no número de pessoas idosas, é esperado que os custos com saúde no Brasil se tornem maiores. Assim, é essencial que o valor aplicado nessa área seja suficiente para atender às novas necessidades decorrentes do envelhecimento da população.Que tal ler mais sobre envelhecimento? Veja o papel do idoso na sociedade e os desafios das pessoas com 60+!Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *