Atenção Domiciliar ou Home Care: você sabe o que são?

O hospital já não é o único local em que pacientes podem receber cuidados para doenças crônicas, quadros agudos ou mesmo recuperação de cirurgias. Com as técnicas certas, o lar também se transforma em um ambiente de recuperação e saúde — e isso ocorre graças à atenção domiciliar.Para explorar tudo o que a alternativa oferece, é essencial conhecer o papel da assistência domiciliar e saber como ela se relaciona com o home care. Continue a leitura para saber tudo o que precisa sobre o assunto!

O que é a atenção domiciliar?

Também conhecida como assistência domiciliar ou AD, ela representa o cuidado disponibilizado no local de moradia do paciente. Ou seja, acontece em casa ao invés de se limitar ao hospital.Ela envolve a presença de profissionais da saúde — como o fisioterapeuta — que administram todos os cuidados necessários para a recuperação dos pacientes. Pode ser de curto ou longo prazo, além de ser paliativa ou intensiva.De certo modo, a atenção domiciliar e o home care são sinônimos. Afinal, o home care envolve o cuidado com a saúde em casa. No entanto, é mais certo afirmar que a atenção domiciliar é uma modalidade de home care.Também existe a alternativa da internação domiciliar. Nesse caso, o paciente está em um quadro que exige cuidados contínuos e uma atenção mais especializada. Por exemplo, uma pessoa que está em coma, mas estável, pode retornar para casa com o aparato necessário.

Quais são os benefícios da atenção domiciliar para os idosos?

Depois de saber o que é home care, vale a pena entender que a alternativa é especialmente importante para o cuidado com idosos. Com atenção de qualidade, é possível aproveitar diversas vantagens que fazem toda a diferença.Veja quais são os principais pontos positivos!

Menores riscos de infecções ou agravamentos

Quando o paciente permanece tempo demais no hospital, sem que isso seja realmente necessário, fica exposto a diversos problemas de saúde.Com a atenção domiciliar ou home care, é possível reduzir os riscos, já que o ambiente do lar é mais protegido.

Aceleração da recuperação

Muitos pacientes — em especial, os idosos — não se sentem bem em hospitais e ambientes do tipo. O desejo de estar em casa, dentro da própria rotina, pode trazer dificuldades para a recuperação.Por isso, muitas vezes a assistência domiciliar permite melhorar o estado psicológico e, consequentemente, acelerar a recuperação física.

Abordagem mais humanizada

Por melhor que seja o atendimento em um hospital, ele costuma ser padronizado e um tanto distante. Com a assistência domiciliar, por outro lado, o paciente tem todos os cuidados necessários em um local que conhece e no qual se sente bem.A atenção personalizada também faz a diferença e garante mais humanização e qualidade de vida.

Desospitalização com segurança

Como você percebeu, o home care e a atenção domiciliar são formas de reduzir o tempo passado em hospitais. A estratégia ajuda a viabilizar a desospitalização com segurança, conforto e humanização. Assim, os pacientes idosos têm a assistência necessária, mesmo em casa.A atenção domiciliar, portanto, traz muitos benefícios no cuidado com idosos. Com a assistência prestada na residência, há melhores condições para atuar na recuperação e na manutenção do bem-estar e da saúde.E já que estamos falando sobre a importância do lar, que tal acompanhar quais são as opções de moradia na velhice?Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *