Inverno chegando: entenda por que o idoso sente muito frio

Quando as temperaturas caem, é comum que pessoas com mais de 60 anos sintam mais frio que os mais jovens. Logo, para garantir mais qualidade de vida para o idoso, é importante entender por que uma pessoa nessa idade sente muito frio.Nesse processo de descoberta, você aprenderá que tanto fatores naturais do envelhecimento quanto questões de saúde podem interferir nessa percepção. Além disso, é fundamental fazer as mudanças necessárias para aumentar a sensação de bem-estar durante o inverno e as frentes frias.A seguir, saiba por que o idoso sente muito frio e veja como garantir os cuidados certos nessas situações!

Por que ter atenção com os idosos no frio?

O fato de uma pessoa idosa sentir mais frio é relativamente natural, mas isso não significa que é possível ignorar o quadro. Afinal, a temperatura corporal dos idosos é mais baixa que a dos jovens, o que faz com que seja mais fácil desenvolver um quadro de hipotermia.Logo, o organismo do idoso precisa dos níveis certos de aquecimento para manter o bom funcionamento. Além disso, o frio pode favorecer a contração muscular, causando dores e tensões para pessoas dessa faixa etária.Essa é uma situação que pode gerar incômodo e até afetar a segurança, já que a mobilidade pode ficar limitada. Como consequência, aumentam os riscos de acidentes e quedas.

Por que o idoso sente muito frio?

Após entender a necessidade de redobrar os cuidados diante desse clima, vale compreender os motivos que fazem com que as pessoas com mais de 60 anos sintam mais frio.Uma das razões é a redução do volume de gordura corporal, que acontece naturalmente com o tempo. Além disso, o público 60+ tem uma pele mais fina. Assim, idosos têm uma proteção menor contra a perda de temperatura e são mais afetados quando os termômetros ficam em baixa.Outros quadros podem ampliar a sensação de frio, como problemas nas articulações ou na circulação. Como o sangue não atinge as células como deveria, o aquecimento corporal fica prejudicado.

O que fazer para aquecer um idoso?

Ciente da importância de cuidar da temperatura corporal de uma pessoa idosa, é o momento de entender como garantir que ela fique aquecida.O uso de roupas mais quentes e de acessórios é indispensável para criar uma camada de proteção contra o frio. É especialmente importante proteger áreas sensíveis, como as mãos, os pés, o pescoço e a lombar, pois elas são consideradas mais suscetíveis ao frio.Também vale pensar em outras medidas importantes, como:
  • aquecimento do ambiente;
  • banhos mornos ou quentes, sacando a pele logo depois;
  • consumo de bebidas e alimentos quentes, como sopas e chás;
  • prática de atividades físicas permitidas para a condição de saúde.
Agora você sabe por que o idoso sente muito frio e qual é a importância de redobrar os cuidados nesse período. Dessa forma, é possível garantir que a pessoa idosa tenha qualidade de vida e bem-estar em qualquer época do ano.O que você achou dessas informações? Deixe seu comentário e tire dúvidas que tenham restado.Aproveite também para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *