Como prevenir as quedas em idosos? 4 Dicas importantes!

Um fator de atenção dos idosos é saber como prevenir quedas. Esse problema pode gerar muitos impactos na terceira idade. Por isso, deve ser evitado com algumas medidas que ajudam a reduzir as chances de fraturas, lesões e internações devido a acidentes.Uma queda, mesmo simples, pode levar à fratura óssea com uma recuperação demorada, por exemplo. Os quadros comprometem a mobilidade e podem acarretar em outros problemas de saúde — inclusive mental, como ansiedade e depressão.Quer entender como prevenir as quedas? Confira 4 dicas a seguir!

1.     Adaptações em casa

Muitas das quedas de idosos ocorrem dentro de casa. Logo, é necessário realizar adaptações nos cômodos para deixar o ambiente doméstico mais seguro. Por exemplo, instalar barras dentro do box do banheiro e ao lado do vaso sanitário traz mais suporte ao idoso.Um dos fatores de risco são os pisos que escorregam. Por isso, a dica é trocá-lo por um que seja antiderrapante. Além disso, é preciso colocar faixas antiderrapantes no chão em rampas e degraus de escadas.Nas escadas o recomendado é também instalar corrimões. Em corredores, salas e soleiras de porta, vale a pena retirar qualquer tipo de tapete. Além do risco de escorregar, há chances de que o chinelo se enrosque no tapete, levando a uma queda.Outras dicas para que a casa fique mais segura para a terceira idade são:
  • dar preferência a camas mais baixas e, se necessário, utilizar grades;
  • manter uma boa iluminação na casa;
  • deixar objetos e utensílios que são utilizados com frequência em locais mais baixos;
  • manter fios de carregadores e outros eletrônicos em locais mais altos ou presos de forma a não serem um fator de risco para quedas.

2.     Acompanhamento médico

Questões de saúde — como problemas de visão, labirintite, Alzheimer e outras — podem ser fatores que aumentam as quedas em idosos. Nesse sentido, é essencial que o grupo da terceira idade faça o acompanhamento com o geriatra e outros profissionais, como o fisioterapeuta gerontológico.Desse modo, é possível monitorar as condições de saúde. No caso de tomar remédios frequentes é preciso conhecer os sintomas em casos de atraso e também perceber efeitos colaterais — como tonturas, que podem levar às quedas.

3.     Realização de atividade física

Uma das dicas de como prevenir as quedas na terceira idade é realizar atividade física. Exercícios supervisionados trarão diversos benefícios. Por exemplo, proteção aos ossos e articulações, aumento de massa muscular, além de melhora da flexibilidade e equilíbrio.Esses são aspectos que melhoram o condicionamento físico do idoso e ajudam a reduzir as quedas. Assim, fortalecem seu corpo e sua saúde.

4.     Atenção com roupas e sapatos

Por fim, é indicado que os idosos tenham atenção com roupas e sapatos. É necessário ter cuidado com a barra das calças — se forem compridas demais, podem levar a tropeços. Além disso, usar sapatos ou chinelos que não fiquem firmes nos pés também pode acarretar as quedas.Agora você já sabe quais são as 4 dicas de como prevenir as quedas nos idosos. Ter atenção a pequenos detalhes — especialmente no ambiente doméstico — pode reduzir bastante esse tipo de acidente na terceira idade.Em muitas situações, pode ser necessário ter um cuidador para que os idosos fiquem mais protegidos em casa. Entenda a importância do compromisso de pessoas que se dedicam a esses cuidados com amor!Acompanhe os conteúdos atualizados da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *