5 Principais causas das quedas na terceira idade

Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia apontam que cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos — ou seja, o grupo da terceira idade — são vítimas de quedas. A preocupação é que um simples acidente pode levar a fraturas e internações nessa faixa de idade.

Sabe-se que há uma redução de força, flexibilidade e massa muscular e óssea no processo de envelhecimento, o que contribui para esses casos. Mas quais os maiores fatores de risco que provocam as quedas em idosos?

Se você busca essa resposta, acompanhe nosso post e entenda as 5 principais causas que levam às quedas na terceira idade!

1.     Ambiente inadequado

O primeiro fator está relacionado ao ambiente doméstico, que precisa ser adaptado para a terceira idade. Isso porque o risco de quedas pode ser reduzido quando:

  • há barras no box do banheiro e ao lado do vaso sanitário;
  • não há pisos escorregadios na casa;
  • não existem tapetes soltos em corredores e entradas;
  • os itens de maior uso pelos idosos são colocados em armários e prateleiras mais baixas;
  • há grade de proteção na cama;
  • é possível circular livremente pela casa sem objetos ou móveis para desviar;
  • quando há iluminação adequada, especialmente com uma luz noturna para o idoso se levantar de madrugada com segurança.

2.     Dores crônicas

Além de uma casa que não está adaptada para as necessidades dos idosos, as quedas na terceira idade também podem estar relacionadas com casos de dores crônicas, como osteoartrite, fibromialgia, entre outros casos.

Esses são quadros que chegam a limitar os movimentos do idoso, o que dificulta o caminhar. Assim, dependendo da gravidade da dor, as quedas podem acontecer.

3.     Problemas de visão

Os acidentes e quedas na terceira idade também podem ser resultado de algum problema ocular, como catarata ou glaucoma. Afinal, eles podem reduzir o campo de visão dos idosos. Dessa maneira, as chances de uma queda acontecer tornam-se maiores.

4.     Uso incorreto de medicamentos

Muitas vezes, devido à idade, pessoas desse grupo tomam muitos medicamentos. Por conta disso, é preciso ficar atento aos efeitos colaterais e prevenir a confusão de doses — que pode gerar perda de equilíbrio, por exemplo.

5.     Falta de atividade física

Como você viu no início do artigo, na terceira idade há um comprometimento maior da flexibilização, equilíbrio e perda de massa muscular e óssea. Por isso, é essencial a realização de exercício físico nessa etapa da vida.

As atividades devem ser adaptadas às limitações de cada pessoa e precisam ser supervisionadas por profissionais, como os de Educação Física ou Fisioterapia. Além disso, só podem ser realizadas com a indicação médica.

Deixar o sedentarismo de lado na terceira idade melhora o condicionamento físico, promove o fortalecimento ósseo e muscular e traz disposição. Também aumenta a autoestima, ajuda a dormir melhor e é um fator de prevenção não apenas para as quedas, mas para outras doenças.

Você acompanhou as 5 principais causas de queda na terceira idade. Como é possível notar, é essencial ter atenção com diversos aspectos de saúde dos idosos, sempre se lembrando dos problemas de mobilidade e outras limitações decorrentes da idade.

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? É só deixar seu comentário abaixo!

Acompanhe também outros assuntos voltados para a saúde dos idosos, seguindo as páginas da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *