Musicoterapia para idosos: conheça 6 benefícios para a saúde!

Ouvir música não é apenas uma forma de relaxar e se divertir. Ela pode trazer diversos benefícios para a saúde e promover o bem-estar físico e mental, melhorando a qualidade de vida dos idosos. A musicoterapia, por exemplo, tem sido estudada e utilizada por médicos, terapeutas e preparadores físicos.Isso porque a música é capaz de promover conforto, reduzir a dor, favorecer o relaxamento e facilitar a comunicação. Além disso, ela pode provocar diversas emoções e comportamentos que podem provocar efeitos fisiológicos importantes para as pessoas na terceira idade.Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça 6 benefícios da musicoterapia para a saúde dos idosos!

O que é musicoterapia?

A musicoterapia é um recurso que utiliza a música associada a outras atividades para tratar diversas alterações da saúde. Ela aumenta a autoestima, melhora o humor, estimula o cérebro e ajuda na expressão corporal.Por isso, a musicoterapia pode ser usada por idosos para amenizar algumas mudanças psicológicas e prevenir problemas que podem surgir com a idade.

Como funciona?

A musicoterapia pode ser feita de forma individual ou em grupos. Independentemente da escolha, os idosos são encorajados a participar de diferentes atividades que envolvem música. Eles podem cantar, criar, improvisar e brincar, por exemplo.O objetivo é que eles consigam aprender a lidar com seus problemas e preocupações. O recurso é utilizado para aprimorar as mudanças físicas e psicológicas naturais do processo de envelhecimento.

6 benefícios da musicoterapia para a saúde

Depois de entender o que é e como funciona a musicoterapia, é hora de conhecer os 6 benefícios da atividade para a saúde dos idosos. Confira:

1.      Melhora no convívio social

A musicoterapia é muito utilizada para aumentar o convívio social, utilizando as sessões em grupo. Isso diminui o isolamento e a sensação de solidão nos idosos, além de ser uma forma de expressar suas emoções.

2.      Desenvolvimento da consciência corporal

A musicoterapia tem papel importante na coordenação motora e nos movimentos corporais. A movimentação do corpo promove o estímulo à consciência corporal, a percepção e a colaboração de um indivíduo com os demais.

3.      Ameniza dores

Ao praticar a musicoterapia, o idoso pode mudar o foco, distraindo a dor e a atenção do problema. Assim, o recurso pode promover bem-estar físico e mental.

4.      Acalma a mente

O recurso ajuda a relaxar e a combater o estresse. A interação e os momentos de maior disposição servem como forma de aliviar sintomas como nervosismo, cansaço e depressão. Isso também evita o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.

5.      Fortalece a memória

A musicoterapia é capaz de estimular novos caminhos e conexões no cérebro, melhorando a memória — que tende a ser mais debilitada nos idosos.

6.      Melhora a comunicação

Quando utilizada com o canto, a musicoterapia propõe uma forma diferente de organizar as ideias porque tem ritmo diferente da fala. Além disso, ele pode melhorar os problemas de dicção e oratória.Como você viu, a musicoterapia apresenta 6 principais benefícios para a saúde dos idosos. Além de ser uma forma de entretenimento, pode proporcionar conforto, estimular a memória e melhorar a criatividade. Assim, o recurso se torna eficaz na promoção do conforto e bem-estar!Gostou da leitura? Então confira 4 atividades terapêuticas para idosos que vale a pena conhecer e aproveite para seguir as publicações da Geridades no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *